Categorias

Kickass Torrents ressuscita

No mundo dos sites de torrents, a ação das autoridades nem sempre significa o fim da linha: mesmo após ser tirado do ar ontem, o Kickass Torrents já ressuscitou.

Duas iniciativas diferentes levantaram espelhos do conteúdo integral do site em dois endereços online e, enquanto isso, fãs estão organizando uma campanha de assinaturas pedindo a libertação de seu fundador.

Um dos espelhos publicados foi criado pelo site ISO Hunt, também dedicado à divulgação de arquivos de torrent e suposto rival do Kickass Torrents. Essa versão é visualmente mais limitada, mas contém uma busca que acessa todo o banco de dados do extinto Kickass Torrents. O segundo espelho funciona em KAT.am, tem um visual mais próximo do original e é a página que está conduzindo dois abaixo-assinados, no Change.Org e outro diretamente junto à Casa Branca, do governo norte-americano.

Segundo os organizadores anônimos do KAT.am, os servidores estão “hospedados em múltiplos servidores de nuvem para prevenir o bloqueio, e as informações de hospedagem estão bem escondidas por trás do Cloudflare”. A recriação do Kickass Torrents ainda acrescenta um suporte a dispositivos móveis superior àquela oferecida pelo site anterior, provando que tentar erradicar sites de  torrents é definitivamente uma luta complexa.

De acordo com o manifesto publicado por seus idealizadores, a prisão de Artem Vaulin, suposto fundador do Kickass Torrents, “é mais um ataque à liberdade de direitos de usuários globais da internet”. E conclama todos para lutarem pela sua libertação: “nós acreditamos que é nosso dever não se manter à parte mas lutar de volta para apoiar nossos direitos (…) Kat.cr é um site que todos nós conhecemos e amamos, e o mundo nunca mais será o mesmo sem ele (…) Nós iremos continuar a lutar pela nossa liberdade e você é bem-vindo para se juntar a nós”.