Categorias

Kickass Torrents sai do ar e suposto fundador é preso

Kickass Torrents, um dos mais antigos e populares sites de arquivos .torrent saiu do ar em todos os seus domínios enquanto seu suposto fundador foi preso pelas autoridades.

O ucraniano Artem Vaulin, considerado o criador do site, foi preso na Polônia e deverá ser extraditado para os Estados Unidos, onde será julgado por diversas acusações de violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro.

O Kickass Torrents só perdia em relevância e tráfego para o The Pirate Bay. Segundo um processo criminal que foi aberto na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, o site recebe mais de 50 milhões de visitantes únicos por mês e é o 69º endereço mais visitado de toda a internet. O processo também acusa Vaulin de ter provocado prejuízos superiores a um bilhão de dólares à indústria do entretenimento e de software pela facilitação de acesso a conteúdo pirata, como filmes, jogos, músicas e programas.

kickass-torrents

O advogado-geral Leslie Caldwell, que comanda o processo, comemorou a prisão: “em um esforço para escapar do cumprimento da lei, Vaulin supostamente confiava em servidores localizados em países ao redor do mundo e movia seus domínios após repetidos confiscos e processos civis. Sua detenção na Polônia, entretanto, demonstra novamente que cibercriminosos podem fugir, mas não podem se esconder da justiça”.

Todos os sete domínios que apontavam para o Kickass Torrents estão inoperantes no momento e as autoridades federais norte-americanas afirmam serem as responsáveis pela queda do serviço. Apesar de tecnicamente sites de .torrents não hospedarem material ilegal, eles armazenam instruções de acesso a conteúdo distribuído irregularmente através de usuários da mesma rede com tecnologia ponto a ponto.

Ainda é cedo para saber se isso significa o fim do principal rival do The Pirate Bay ou se o Kickass Torrents irá ressurgir de alguma forma, como já aconteceu inúmeras vezes com o próprio The Pirate Bay.