Categorias

Leia a carta de despedida do criador de Minecraft

Confirmada a compra da Mojang pela Microsoft, pairam no ar dúvidas sobre o futuro do jogo e da empresa. Embora a Mojang tenha tentado tranquilizar a comunidade de jogadores, a verdade é que três de seus fundadores estão se desligando, incluindo Markus “Notch” Persson, o criador original de Minecraft.

Em sua carta de despedida, Notch (como é mais conhecido) demonstra surpresa pela proporção que sua criação tomou e revela que pretende perseguir objetivos mais simples a partir de agora.

Confira a íntegra da carta abaixo:

Eu estou deixando a Mojang

Eu não me vejo como um verdadeiro desenvolvedor de jogos. Eu faço jogos porque é divertido, e porque eu amo jogos e eu amo programar, mas eu não faço jogos com a intenção de que eles se tornem grandes sucessos, e eu não tento mudar o mundo. Minecraft certamente se tornou um imenso sucesso, e as pessoas vivem me dizendo que ele mudou os jogos. Eu nunca tive essa intenção tampouco. É certamente lisonjeiro, e ser lançado gradativamente em algum tipo de holofote público é interessante.

A um relativamente longo tempo atrás, eu decidi me afastar do desenvolvimento de Minecraft. Jens foi a pessoa perfeira para assumir a liderança, e eu queria tentar coisas novas. Inicialmente, eu falhei ao tentar fazer algo grande novamente, mas desde que eu resolvi me prender somente em pequenos protótipos e desafios interessantes, eu tive muita diversão com meu trabalho. Eu não estava muito seguro sobre como eu me encaixava na Mojang, onde pessoas fazem trabalho de verdade, mas uma vez que as pessoas disseram que eu era importante para a cultura, eu fiquei.

Eu estava em casa com uma gripe terrível um par de semanas atrás quando a internet explodiu com ódio contra mim a respeito de algum tipo de EULA com o qual eu não tinha nada a ver. Eu estava confuso. Eu não entendi. Eu tuitei sobre isso com frustração. Mais tarde, eu assisti o vídeo This is Phil Fish no YouTube e comecei a perceber que eu não tinha a conexão com meus fãs que achava que tinha. Eu me tornei um símbolo. Eu não quero ser um símbolo, responsável por algo imenso que eu não compreendo, com o qual eu não quero trabalhar, que continua retornando para mim. Eu não sou um empreendedor. Eu não sou um CEO. Eu sou um programador de computador nerd que curte ter opiniões no Twitter.

Tão logo essa negociação esteja finalizada, eu deixarei a Mojang e voltarei a fazer Ludum Dares e pequenos experimentos web. Se eu alguma vez acidentalmente criar algo que pareça ganhar impulso, eu provavelmente irei abandoná-lo imediatamente.

Considerando-se que minha imagem pública já está um pouco distorcida, eu não espero escapar de comentários negativos por fazer isso, mas, pelo menos agora, eu não vou me sentir responsável para lê-los.

Eu estou ciente de que isso vai contra muito do que já disse em público. Eu não tenho uma boa resposta para isso. Eu também estou ciente de que muitos de vocês estão me usando como um símbolo de algum conflito percebido. Eu não sou. Eu sou uma pessoa, e estou bem aqui em conflito com você.

Eu amo vocês. Todos vocês. Obrigado por tornarem Minecraft naquilo que ele se tornou, mas há muitos de vocês, e eu não posso ser responsável por algo tão grande. De certa forma, pertence à Microsoft agora. Em um sentido muito mais amplo, já pertencia a todos vocês há muito tempo e isso não irá mudar.

Não é sobre o dinheiro. É sobre minha sanidade.