Categorias

Lenovo devolve a CCE para os donos originais

A gigante chinesa Lenovo não é mais a proprietária da marca CCE no Brasil. A família Sverner, fundadora da CCE, recebeu a empresa de volta em Agosto, mas o negócio só foi comunicado agora.

A devolução encerra um período de três anos de administração da Lenovo, depois que a fabricante chinesa comprou a CCE por 300 milhões de reais em Setembro de 2012.

A Lenovo é considerada a maior fabricante de PCs do mundo, controlando sozinha 20% de todo o mercado. Entretanto, o faturamento da empresa vem caindo nos últimos anos e recentemente a Lenovo foi forçada a realizar cortes entre seus funcionários. A devolução da CCE é “parte de seus esforços para aprimorar sua eficiência operacional e a rentabilidade do negócio de PCs globalmente e no Brasil”.

Ainda de acordo com o comunicado oficial, a saída do controle da CCE faz “parte do foco estratégico da Lenovo em produtos de maior valor agregado”. No mercado brasileiro, a CCE tem uma longa tradição de produtos focados no consumidor de baixo poder de compra.

A fábrica da CCE no Brasil volta a ser administrada pela família Sverner, responsável pela sua fundação em 1964. De acordo com reportagem do Valor Ecônomico, os Sverner não precisaram pagar nenhuma quantia para a Lenovo. O acordo de compra firmado em 2012 previa que a marca retornaria às suas mãos se a Lenovo não pagasse até a última parcela da compra. A Lenovo desistiu do pagamento e preferiu devolver o controle da empresa.