Categorias

Limpe o disco rígido antes de descartar seu computador

Alguns dados podem ser facilmente recuperados
Para você que está livrando do velho computador, ou mesmo para os que não estão ainda, existem algumas informações que lhe podem ser úteis.

Há boas chances de haver dados confidenciais nele. Se você for como eu, o HD do computador conterá uma compilação de dados pessoais e comerciais. Se as pessoas erradas pegarem essas informações, poderão prejudicar você e sua empresa seriamente.

Será que os dados realmente desapareceram?

Eis o problema: o disco rígido mantém um índice de arquivos que informa onde tudo é armazenado. Quando você instala um arquivo, especialmente um grande, ele é distribuído pelo HD aos pedaços. Quando você executa um comando para abrir o arquivo, o disco rígido verifica o índice, reúne as partes e reconstrói o arquivo.

Quando o arquivo é excluído, os vínculos entre o índice e o arquivo desaparecem. Isso informa ao sistema que o arquivo não é mais necessário e que o espaço no disco rígido pode ser ocupado. Mas o arquivo excluído permanece no computador. Somente quando ele for substituído, você começará a ter alguma segurança. Mesmo assim, um especialista poderá recuperar os dados antigos.

Supondo que você acabou de excluir tudo preparando-se para dar adeus à máquina, é improvável que as informações confidenciais tenham sido substituídas. Elas ainda estão por lá e qualquer pessoa usando um programa shareware poderá encontrá-las.
Você confia no futuro proprietário do seu computador?

Sua forma de lidar com a situação depende realmente do destino da máquina. Se ela for para um funcionário confiável ou sua Tia Angélica, a mera exclusão dos dados provavelmente será o suficiente.

Mas se você doar o computador a uma instituição de caridade, não terá idéia de onde a máquina irá parar. Se um garoto prodígio em informática de índole duvidosa e tempo de sobra puser as mãos no PC, você poderá ver-se em sérios apuros.

Eis então minhas quatro sugestões.
1. Dê o computador a um funcionário confiável, amigo ou membro da família.

Se você confiar na pessoa para a qual está entregando o computador, eu não me esforçaria muito em destruir os dados. A recuperação dos dados excluídos não é automática. Um ladrão ou trapaceiro terá que obter um software especializado e aprender a utilizá-lo. Rios de informações maçantes teriam que ser vasculhados até que ele chegasse a algo interessante. A pessoa comum (honesta) não vai se dar ao trabalho.

Portanto, se você passar seu PC para alguém confiável (cuidado nesse ponto), basta excluir os arquivos. Provavelmente, um trabalho mais profundo não valerá o esforço. Certifique-se apenas de que a pessoa seja honesta. Se for duvidosa, vá para a próxima etapa.

2. Reformate o HD e reinstale o sistema operacional

A reformatação do disco prepara o dispositivo para aceitar um novo sistema operacional. Isso também limpa tudo que está no disco rígido. Essa é sua meta.

Versões anteriores do Windows (até o Windows ME) permitem criar um disco de inicialização. Você precisará de um para reformatar o disco rígido. Clique em Iniciar > Configurações > Painel de controle. Clique duas vezes em Adicionar ou remover programas. Clique em Disco de inicialização. Clique em Criar disco.

No Windows XP, será preciso baixar as informações do disco. Vá para BootDisk.com e clique em “DOS — Windows 9X/NT4/2000/XP Excellent Bootdisks”. Baixe o Windows XP Custom Install Disk e salve-o em um disquete.

Em todos os sistemas, feche todos os programas abertos. Reinicie o computador com o disquete na unidade A. No prompt A:, digite Format: C. Responda que sim (yes) à mensagem; você deseja eliminar todos os dados. Quando a reformatação estiver concluída, coloque o CD de instalação do Windows na unidade de CD e remova o disquete. Reinicie e reinstale o Windows.

A reformatação impedirá o acesso a seus dados antigos para a maioria das pessoas. Mas existem programas shareware especializados que recuperam arquivos após a reformatação. Se você não sabe quem ficará com o computador — ou não sabe e não confia — serão necessárias medidas mais drásticas.

3. Compre software e sobrescreva o disco várias vezes

Se você não entende muito de computadores, isso pode ser mais fácil do que a Etapa 2. Há vários programas que gravam dados ininteligíveis no HD. Eles prometem que, após sua execução, ninguém conseguirá localizar seus arquivos.

O SystemWorks da Norton inclui um aplicativo denominado Wipe Info. O DataEraser da OnTrack oferece um recurso semelhante, assim como o BCWipe da Jetico. Há outros aplicativos desse tipo na Internet.

Você pode deixar o sistema operacional e outros arquivos no disco, se desejar. Esses programas podem ser configurados para sobrescrever apenas as áreas desocupadas. O processo pode ser lento, porque o software grava no disco várias vezes. Convém executá-lo durante a noite.

4. Se você é totalmente paranóico, pegue o maçarico

Isso não é piada. A única maneira absolutamente garantida de proteger seus dados é destruindo o HD. Para isso, você precisa removê-lo do computador. Se desejar preservar o restante da máquina, toque no chassi metálico do PC antes mexer em seu interior. A energia estática pode danificar os circuitos.

Desconecte os cabos do disco rígido e remova os parafusos de fixação. O HD desliza para fora pela parte de trás do suporte.

O Pentágono tritura seus HDs. Isso deve funcionar, desde que você encontre um triturador de HDs. Nunca vi um.

Você precisa destruir os discos no interior. Tente destroçá-los com um martelo. Um maçarico deve funcionar.

A Etapa 4 me parece excessiva, mas você tem razão em ficar paranóico com isso. O roubo de identidades vem se disseminando rapidamente, tem muita gente por aí que adoraria prejudicá-lo. Eu optaria pela Etapa 3. Melhor prevenir do que remediar, independentemente de quem ficar com o computador.

Kim Komando é a apresentadora do maior programa de rádio de entrevistas nos EUA sobre computadores e a Internet. Ela também escreve uma coluna semanal para mais de 100 jornais e uma coluna de perguntas e respostas para o USA Today.

Com informações de Microsoft.