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No Brasil, MySpace quer ser ‘amigo das autoridades’

Há 56 mil bandas do Brasil cadastradas no MySpace
Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (14) para apresentar suas estratégias no Brasil, os executivos da rede social MySpace mostraram ter aprendido com a experiência do Orkut, site de relacionamentos do Google. “O MySpace será amigo das autoridades, com uma política total de colaboração”, afirmou Emerson Calegaretti, diretor-geral do MySpace Brasil e ex-funcionário do Google Brasil.

O MySpace Brasil já funciona em fase de testes e será lançado oficialmente na quarta-feira (19), com um “show secreto” da banda NX Zero. A principal mudança nessa versão localizada é o idioma: antes da versão beta em português havia 300 mil brasileiros e agora eles somam 1 milhão.

Durante anos, a filial brasileira do Google afirmou que não podia repassar dados do Orkut solicitados pela Justiça local, alegando que só a matriz, nos Estados Unidos, tinha essas informações. A situação mudou em setembro deste ano, quando a filial assumiu a responsabilidade pelos dados postados por brasileiros nessa rede, a mais popular do país.

“Queremos ser percebidos como uma empresa séria, que não usa a desculpa de estar estabelecida em outro país para deixar de fornecer dados. Por isso, vamos colaborar ativamente com as autoridades locais”, disse Calegaretti. Segundo ele, o MySpace já fez contato com a Polícia Civil, Polícia Federal e com a Safernet, ONG que protege os direitos humanos na internet, para colocar em prática esse plano. A idéia é facilitar o processo de denúncia e entrega dos dados às autoridades, para coibir práticas ilegais no site.

“O MySpace não é um site para pedófilos”, disse Victor Kong, diretor do MySpace para a América Latina, na entrevista coletiva desta sexta. “Queremos deixar isso bem claro e também mandar um recado aos pais, para que eles fiquem tranqüilos. Fazemos de tudo para tornar esse um espaço seguro a seus filhos”, continuou.

De acordo com Kong, as 8 mil imagens postadas diariamente no site são checadas por uma equipe de segurança e retiradas, quando inapropriadas. Além disso, um programa verifica a linguagem utilizada por menores, para identificar adultos que fingem ser mais jovens com o objetivo de se aproximar desse público. O MySpace também proíbe a realização de cadastros para menores de 14 anos, apesar de essa não ser uma prática de segurança considerada eficaz (a idade mínima para se cadastrar no Orkut, por exemplo, é 18 anos).

Isca
A versão brasileira do MySpace chega atrasada ao país em relação ao Orkut, que foi traduzido para o português em abril de 2005. Mas a página que tem 110 milhões de usuários em todo o mundo aposta em duas estratégias para conquistar os jovens brasileiros: a possibilidade de o usuário personalizar completamente o seu perfil e também os eventos realizados on-line e off-line – destes, só poderão participar os internautas cadastrados na rede social.

O primeiro evento do MySpace Brasil será o “show secreto” da banda NX Zero, realizado em São Paulo. Esse tipo de evento já tem tradição em outros países: as informações são liberadas aos poucos no site, garantindo a audiência dos fãs de música, um dos principais públicos da rede social. Lá fora, nomes como Franz Ferdinand e NOFX foram alguns dos primeiros a protagonizar a brincadeira, sempre gratuita.

“Nesses shows, queremos performances exclusivas, conversamos com as bandas para elas fazerem algo inédito”, disse Haryston Oliveira, diretor de marketing do MySpace Brasil. “Vamos começar com o NX Zero, que hoje é considerada a banda brasileira mais badalada, mas também olharemos para outros cenários”, continuou o executivo, dizendo que no site há espaço para todos os gostos musicais.

Atualmente, há 56 mil bandas do Brasil cadastradas no MySpace e 10 milhões se considerados todos os países.

Com informações de G1 São Paulo.