Categorias

Loja Google Play vai estar disponível para o Chrome OS no segundo semestre

No segundo dia da conferência Google I/O, foi anunciado que a loja Google Play passará a estar disponível também para usuários de dispositivos rodando Chrome OS já a partir do próximo semestre.

Com a novidade, isso significa que o sistema operacional do Google será compatível com o vasto ecossistema de jogos e aplicativos criados para Android.

A progressão será gradativa, com desenvolvedores tendo acesso aos recursos da loja a partir de Junho. Após um ou dois meses, a Google Play já começará a funcionar em regime de beta fechado para um número reduzido de usuários. Após essa fase de testes, a loja irá abrir para todos os proprietários de dispositivos Chrome OS, que deixarão de ficar limitados ao uso da web e aplicativos que dependem da web para funcionar.

A novidade não será restrita para máquinas de alta performance e o Google está fazendo de tudo para que nenhum dispositivo rodando Chrome OS perca a oportunidade de rodar todo e qualquer aplicativo ou jogo disponível hoje na Play Store. O Google acredita que essa tarefa não será difícil, uma vez que mesmo o aparelho com Chrome OS mais básico ainda apresenta características de processamento e memória superiores à media dos smartphones Android.

Quem já teve a oportunidade de testar a integração afirma que é imperceptível a transição e que os aplicativos desenvolvidos para a Google Play rodam nativamente, sem emulação da plataforma Android, sem travamentos ou diferenças no ambiente Chrome OS e mantendo as características próprias do sistema. O sistema operacional reconhece as notificações e é possível realizar ALT+TAB para alternar entre os aplicativos em execução, por exemplo.