Categorias

Mais de 198 milhões de pessoas estão usando ferramentas que bloqueiam anúncios

O bloqueio de anúncios está em ascensão nos últimos anos, mas em 2015 as ferramentas deram um pulo de 41%.

Isso significa 198 milhões de usuários ativos mensais para ferramentas como o AdBlock, de acordo com um relatório publicado nessa segunda-feira (10) pela empresa PageFair e a Adobe. E os números não param por aí: O aumento deve custar editores mais de US$ 21 bilhões em receitas perdidas.

Em 2016, o relatório prevê que o custo global de bloqueios de anúncios aumentarão para nada menos que US$ 41,4 bilhões.

adblocking

De acordo com pesquisas anteriores nesta área, PageFair e Adobe descobriram que usuários que usam essas ferramentas são tipicamente jovens, tecnologicamente mais experientes, e mais propensos a serem homens.

Os cinco maiores tipos de sites afetados por ferramentas de bloqueio de anúncios são: Gaming (26,5%), Redes Sociais (19,1%), Técnico/Internet (17%), Educação (16,9%) e Esportes/Recreação (15,5%).

A taxa de bloqueio de anúncios varia de país para país: Enquanto os EUA têm uma estimativa de 48% de crescimento ano a ano, o Brasil cresceu apenas 4% desde 2013 (ficando com 6% hoje).

O bloqueio de anúncios também quase sempre acontece através de computadores, embora 38% da navegação aconteça hoje no celular: Apenas 1,6% do tráfego de adblock na rede da PageFair foi a partir de dispositivos móveis.

Mas, com plug-ins e aplicativos começando a aparecer mais em plataformas móveis populares (até o iOS 9 deve permitir que ferramentas de terceiros bloqueiem anúncios), podemos esperar que esse número aumente de forma constante nos próximos meses.