Categorias

Mais de 4 milhões de nomes de usuários e senhas do Gmail são publicados em fórum online

Aproximadamente 4.930.000 milhões de nomes de usuários e senhas do Gmail foram publicadas em um fórum russo do Bitcoin nessa terça-feira, como primeiro relatado pelo site russo CNews. Essa é a má notícia. A boa notícia é que esse vazamento não parece tão grande depois de uma inspecção mais aprofundada.

O site The Next Web entrou em contato com o Google sobre o assunto e a empresa não acredita que este é o resultado de qualquer tipo de violação de segurança, pelo menos não de sua parte.

“A segurança das informações de nossos usuários é uma prioridade para nós”, um porta-voz do Google disse ao TNW. “Nós não temos nenhuma evidência de que os nossos sistemas foram comprometidos, mas sempre que tomamos consciência de que contas podem ter sido, tomamos medidas para ajudar esses usuários a proteger suas contas”.

gmail-one-of-the-most-popular-email-services

Tvskit, o usuário que publicou o arquivo, afirmou que cerca de 60% das senhas eram válidas, mas administradores do fórum acabaram removendo as senhas do arquivo de texto em questão, deixando apenas os logins.

Uma rápida análise do arquivo de texto mostrou que ele inclui principalmente contas em Inglês, Espanhol e Russo, além de também parecer juntar endereços mais velhos, acumulados ao longo de um grande período de tempo.

Como resultado, esse vazamento provavelmente afeta bem menos do que 5 milhões de usuários. Muitos já devem ter mudado suas senhas, e algumas entradas podem até ser de contas suspensas, duplicadas ou simplesmente desatualizadas.

O Google recomendou que usuários troquem suas senhas e que permitam a verificação de dois passos.