Categorias

Menino de dez anos encontra bug no Instagram e recebe prêmio de 10 mil dólares

Jani, um menino finlandês de apenas dez anos, se tornou o mais jovem “caçador de bugs” do Facebook ao encontrar e denunciar uma falha no Instagram.

A vulnerabilidade permitia que qualquer pessoa conseguisse apagar os comentários da conta de qualquer usuário sem autorização e garantiu ao garoto uma recompensa de US$10.000.

O menino natural de Helsinque, capital da Finlândia, descobriu o bug por conta própria, embora o limite mínimo de idade para se registrar no Instagram seja de 13 anos. Jani sonha em um dia se tornar um analista de segurança e enviou a vulnerabilidade por email para o programa de recompensas do Facebook. Para provar sua descoberta, o garoto apagou uma mensagem em uma das contas que o Facebook mantém disponíveis para testes de especialistas.

A falha foi corrigida em Fevereiro e a recompensa foi paga em Março, mas a história só surgiu agora quando a façanha de Jani foi publicada em um jornal local. De acordo com o Facebook, o menino finlandês se tornou a pessoa mais jovem a ser paga por ter descoberto uma vulnerabilidade, quebrando o recorde que pertencia anteriormente a um rapaz de 13 anos. A empresa afirma que é comum receber informações de adolescentes e pré-adolescentes e o mesmo acontece em outros lugares que possuem um programa de recompensas por bugs.

Jani revelou que tudo que aprendeu sobre segurança foi através de vídeos de tutoriais no YouTube. Para o pequeno especialista, “segurança é muito importante” e se gabou para o jornal Iltalehti que poderia ter apagado todos os comentários da conta de qualquer um, “até mesmo Justin Bieber”.

Com o dinheiro conseguido da recompensa, Jani comprou uma bicicleta nova, equipamento de futebol americano e dois computadores novos para seus irmãos mais velhos.