Categorias

Mercado de tablets afeta vendas mundiais de PCs

Tablet
Uma pesquisa divulgada pela consultoria financeira UBS prevê que as vendas mundiais de tablets devem superar as expectativas iniciais em 2011. Ao mesmo tempo, o levantamento reduz as projeções para a comercialização de PCs no período. O que representa um indício de que dispositivos móveis como o iPad começam a roubar uma fatia do mercado de computadores.

Na prática, a UBS projeta que, neste ano, 60 milhões de unidades de tablets serão comercializadas em todo o mundo – contra 55 milhões previstas anteriormente. Já para 2012, a consultoria acredita que serão vendidos 90 milhões desses equipamentos, o que representa um aumento de 10 milhões em relação às projeções anteriores.

Em contrapartida, a UBS enxerga uma redução nas perspectivas de vendas dos PCs, que acompanharão crescimento de 4,5%, o que fica abaixo dos 6,3% esperados inicialmente.

A consultoria justifica também que o aumento de suas previsões está diretamente relacionado com os resultados da Apple, anunciados na última semana, que vendeu 9 milhões de iPads entre abril e junho deste ano.

Quanto aos motivos que têm levado as pessoas a comprarem mais tablets, o relatório aponta que os clientes estão descobrindo novas formas de uso desses equipamentos, que servem para navegar na internet, responder e-mail, assistir vídeos, entrar em redes sociais, entre outros.

Pelas contas da UBS, serão vendidos 37,9 milhões de iPads em 2011. Em segundo lugar, no ranking de vendas de tablets, o estudo cita a Samsung, com 5 milhões, a Asus, com 2,2 milhões, a RIM (fabricante do BlackBerry), com 1,9 milhão, a Motorola, com 1,8 milhão e a Acer, com 1,4 milhão

Com informações de Olhar digital.