Categorias

Microsoft alia-se a rivais para abocanhar usuários do Orkut

Microsoft agora mira no Orkut do Google
Acesso a plataforma Windows Live alcança 33% dos internautas no Brasil. Empresa amplia integração de serviços com Twitter, Facebook e Flickr.

Apostando nos 45 milhões de usuários do Windows Live Messenger no Brasil e na integração de ferramentas de concorrentes como Twitter, Facebook, Flickr e WordPress, a Microsoft Brasil abraçou o lema ‘tudo pela social’. A ideia é mostrar que sua plataforma Windows Live Social é muito mais do que um comunicador bonito e tem tudo o que as outras redes sociais têm.

“Tudo o que o Orkut faz a gente também faz aqui” afirma Carolina Aranha, gerente-geral da área de serviços online da Microsoft Brasil. A estratégia, segundo ela, é reforçar o posicionamento de rede social do Windows Live, incluindo alianças com rivais. “Temos essa vantagem e vamos trazer cada vez mais parceiros relevantes para esse ambiente, tanto mundiais como locais”, afirma.

A vantagem de ter a maior base de usuários do Messenger no mundo é uma das estratégias da Microsoft Brasil para mostrar tudo o que o Windows Live tem. Hoje, entre 17 ferramentas online, o usuário pode, por exemplo, criar um álbum de fotos, editar vídeos, armazenar até 5 Gigabytes de dados em um disco virtual, criar e editar um post para publicar em seu blog no WordPress, compartilhar mensagens no Twitter, no Facebook, álbuns do Flickr, listas de músicas da Last.FM. Tudo de forma integrada ao Messenger, ao Hotmail e ao perfil social no Spaces.

Em julho, segundo dados da Nielsen Online, 33% dos internautas brasileiros (em casa e no trabalho) navegaram em páginas da rede Windows Live, o que representa o triplo do alcance registrado em novembro do ano passado (11% dos acessos, contando somente a internet residencial), quando a plataforma ainda não havia sido reforçada.

Para alcançar o Orkut em uma corrida já estabelecida pelo Facebook, que vem arrebatando usuários do Google no País, a Microsoft aposta na simplicidade. “A ideia é sermos relevantes na rede social de uma forma integrada, fácil e mais segura”, compara Carolina.

O uso de redes sociais no celular é outra aposta da Microsoft Brasil. Esta semana, a empresa lançou um site para indicar quais serviços do Windows Live podem ser usados no aparelho do internauta. Do smartphone ao modelo mais simples, basta consultar a operadora (Claro, Oi, Tim e Vivo são parceiras), a marca e o modelo do dispositivo. Em seguida é possível acessar um passo-a-passo para levar os aplicativos no bolso.

Com informações de IDG Now.