Categorias

Microsoft compra GitHub

Essa é mais uma daquelas notícias que nunca imaginamos que iríamos publicar: Microsoft compra o maior e mais usado repositório de códigos abertos do mundo! É isso mesmo, o GitHub, foi comprado por US$7,5 bilhões pela empresa de Redmond.

De acordo com o anúncio feito pela própria Microsoft, a empresa não pretende fazer mudanças significativas, Será mantida a filosofia atual do GitHub, levando em conta a liberdade do desenvolvedor.

Hoje no GitHub são mais de 28 milhões de programadores utilizando a plataforma de forma aberta, gratuita, aceitando qualquer linguagem e vindos de qualquer sistema operacional. A Microsoft, que é uma das maiores desenvolvedoras de softwares proprietários do mundo, levanta suspeita e espanto no mundo do desenvolvimento ao adquirir uma empresa tão ligada ao software livre, mas a verdade é que a empresa já vem mudando sua filosofia há alguns anos, mais precisamente, desde a entrada de Satya Nadella como CEO.

Atualmente a Microsoft é uma das grande usuárias do GitHub, disponibilizando códigos como o do VSCode, uma famosa ferramenta para desenvolvedores, que pode ser utilizada em qualquer sistema operacional e tem seu código fonte completamente aberto.

O que a Microsoft pretende com a compra do GitHub?

Ela afirma que pretende manter o “ethos que privilegia o desenvolvedor” e que o GitHub irá “operar independentemente para oferecer uma plataforma aberta para todos os desenvolvedores de todas as indústrias.”

Em um segundo ponto Satya diz que pretende ampliar a utilização do GitHub nas empresa. O que pode trazer um crescimento considerável para a plataforma.

E por fim, apresentar as ferramentas de desenvolvimento da Microsoft para um novo público.

Satya Nadella, reconhece a responsabilidade que assumiu com a aquisição do GitHub, diz que eles farão o melhor para que cada desenvolvedor possa criar, inovar e resolver os desafios mais urgentes do mundo.

We recognize the community responsibility we take on with this agreement and will do our best work to empower every developer to build, innovate and solve the world’s most pressing challenges.

Satya Nadella – Microsoft CEO