Categorias

Microsoft constrói elevador inteligente que adivinha o andar que você quer ir

O Microsoft Research está levando os limites da inteligência artificial para um nível totalmente novo: Imagine um elevador que consegue descobrir qual andar uma pessoa quer ir, com base em sua história e outros fatores? Ok, agora você não tem que imaginar mais.

Em entrevista à Bloomberg, o chefe do Microsoft Research, Peter Lee, explica que a IA é o maior foco da empresa no momento. Lee e sua equipe colocaram diversos sensores na frente de elevadores e assistiram o que as pessoas fizeram, sem qualquer programação adicional ou software de reconhecimento facial, por cerca de três meses.

microsoft
Microsoft quer apostar em novas tecnologias

Durante esse período, o sistema de inteligência artificial aprendeu como as pessoas se comportavam e começou a entender suas intenções. Após o período de treinamento, a parte de aprendizagem foi desligada e o sistema poderia controlar o elevador e agir em nome do usuário.

Lee explicou o sistema com um caso de uso específico:

Se o seu ambiente sabe, por exemplo, que é hora do almoço, que você tinha falado ontem sobre almoçar com um colega de trabalho no segundo andar e ele percebe que você parece estar agora saindo de seu escritório para ir para o elevador, ele pode ser inteligente o suficiente para levá-lo até seu colega, sem a necessidade de você operar qualquer coisa.

O trabalho de Lee é pensar mais à frente do que apenas qual será o próximo dispositivo a chegar ao mercado. A maioria de nós atualmente se senta na frente de um computador ou opera um smartphone, mas a Microsoft Research está olhando para a próxima era da computação: “Pensamos no futuro, você não vai estar operando computadores, mas em vez disso os computadores estarão trabalhando por você”, explicou.