Categorias

Microsoft diz adeus aos ClipArts

Se você trabalhou nos anos 90 e no começo do século com a plataforma Office, já sabe que os ClipArts faziam parte do pacote e era impossível ver uma apresentação Powerpoint ou cartaz feito no Publisher que não tivesse pelo menos um deles. Essa era agora chegou ao fim.

O último prego no caixão é o fechamento da biblioteca de imagens ClipArt do Office.com. O recurso já não estava mais disponível nativamente desde o Office 2013, mas os usuários ainda podiam usar o site oficial para baixar suas imagens retrô.

cliparts

De acordo com um representante da Microsoft, “o uso da biblioteca de imagens do Office vinha declinando ano após ano uma vez que os usuários estão se apoiando mais nos mecanismos de busca”.

Observando a tendência, os produtos da plataforma Office passarão a adotar o Bing Images como padrão de busca de imagens. Será adotado um filtro para garantir que todas as imagens que apareçam nos resultados estejam cobertas por uma licença de uso Creative Commons para uso comercial ou pessoal.

Imagens Clip Art salvas no dispositivo ou no HD do usuário continuarão disponíveis para uso indefinidamente. Mas, no que diz respeito à Microsoft, o Clip Art segue o mesmo destino do infame assistente Clippy: o cemitério digital.