Categorias

Microsoft irá forçar download de drivers atualizados para jogos da Windows Store

A Microsoft reforçou que a próxima atualização do Windows 10 vai continuar facilitando a vida dos jogadores: drivers atualizados serão instalados para determinados jogos da Windows Store.

A funcionalidade irá forçar o download de drivers compatíveis com os jogos para melhorar a experiência dos jogadores quando o título for comprado através da loja da Microsoft.

O processo será iniciado após a conclusão do download do próprio jogo, que será capaz de verificar os drivers mínimos exigidos e acionar o Windows Update caso seja necessário fazer uma atualização, de forma automática. No caso de drivers de vídeo, é comum que os fabricantes lancem atualizações para melhorar a performance de títulos de grande repercussão e trabalhem em sincronia com os desenvolvedores, mas não se sabe ainda se esses patches serão incluídos na lista dos drivers mínimos de determinados jogos.

Apesar de bem-intencionada, a medida já vem encontrando críticos na comunidade de jogadores. Quem utiliza o PC como plataforma ocasionalmente prefere ter um controle mais rígido das suas configurações e o download involuntário de um driver supostamente atualizado pode ter o efeito contrário, prejudicando a experiência de outros jogos. Patches feitos às pressas que acabam provocando erros também são comuns na indústria e frequentemente os usuários se veem obrigados a instalar versões mais antigas de seus drivers.

Não se sabe ainda quais títulos da Windows Store serão compatíveis com esse recurso ou mesmo como se dará o processo de escolha de novos drivers. Até Março de 2017, data prevista para o lançamento da Creators Update do Windows 10, a Microsoft poderá explicar melhor a nova funcionalidade.