Categorias

Microsoft lança concorrente do Trello

A Microsoft lançou oficialmente no final da tarde dessa segunda-feira o Planner, programa de gerenciamento de projetos concorrente do Trello e similares.

Anteriormente, o novo programa estava em fase de testes para um número selecionado de usuários, mas a partir de agora ele faz parte da linha Microsoft e integra o Office 365.

Com o Planner é possível administrar tarefas, delegar funções, organizar o planejamento de um projeto, compartilhar arquivos e realizar a comunicação entre integrantes do mesmo time, tudo isso na mesma interface. É possível também ter uma visão geral do andamento do projeto, inclusive como está a conclusão de prazos, permitindo uma visualização imediata de que partes estão atrasando e podem comprometer o todo. Confira o vídeo oficial de apresentação:

https://www.youtube.com/watch?v=Y4x8SO8bWkA

Como sempre, o diferencial deste produto da Microsoft em relação aos seus concorrentes (Trello, Asana ou mesmo o robusto JIRA Core) é sua integração com o ecossistema Microsoft. Por ser um produto Office, o Planner interage de forma orgânica com outras aplicações, como o Office 365 Groups, OneNote, Word, Excel e o Outlook. Para empresas que já investiram em soluções Office e já treinaram sua equipe para essa plataforma, o aprendizado do Planner pode ser mais natural do que aquele necessário para um outro programa.

Embora a Microsoft já tenha o Project cumprindo basicamente a mesma função, o veterano gerenciador de projetos da empresa tem fama de ser complexo demais e focado em grandes empresas, o que teria permitido o surgimento de startups como o Trello, com soluções mais ágeis para projetos menores. Com o lançamento do Planner, a Microsoft quer recuperar essa fatia do mercado com uma ferramenta mais leve e prática.

Na próxima semana, de forma gradativa, o Planner estará disponível para todos os assinantes do Office 365. Mais informações podem ser encontradas no site oficial.