Categorias

Microsoft lança nova versão do Visual Studio

Microsoft atualiza Visual Studio, e disponibiliza versão online do serviço
Microsoft atualiza Visual Studio, e disponibiliza versão online do serviço

A Microsoft lançou hoje a versão mais recente do Visual Studio em um evento realizado em Nova York. A nova versão inclui melhorias na interface, ferramentas de inspeção para códigos já existentes, e suporte para o desenvolvimento de aplicativos para o Windows 8.1.

Contudo, a principal novidade anunciada foi o Visual Studio Online, um conjunto de serviços de desenvolvimento que roda no Windows Azure e foca em colaborações ágeis. O serviço também inclui uma boa taxa de carregamento de testes de serviços, baseados no Azure, que será lançado para preview público hoje. A ferramenta manterá o foco de facilitar o desenvolvimento em equipes, o que torna o Visual Studio Online basicamente uma extensão do que a empresa vem fazendo com o Team Foundation Service.

A Microsoft também anunciou dois recursos que serão disponibilizados no preview público. O primeiro inclui a habilidade de monitorar aplicativos rodando na plataforma de nuvem da empresa, fornecendo o que a Microsoft chama de “uma visão em 360º da utilização, performance e exceção de dados”.

O outro recurso é conhecido pelo codinome “Monaco”, e é um editor de códigos baseado na nuvem, que permite edições leves para páginas no Windows Azure. A Microsoft está vendendo a ideia como “uma forma simples para os desenvolvedores começarem a fazer rápidos updates para os servidores na nuvem” e que roda na plataforma Azure. O recurso pode obter alguma atenção, já que é a primeira vez que o Visual Studio traz um editor online. Além disso, a tecnologia “Monaco” estará disponível em outros serviços da Microsoft, como o SkyDrive.

Por enquanto, o “Monaco” vai ficar apenas no preview, para que a empresa possa direcionar melhor onde o recurso poderá ser utilizado. Contudo, em uma visão mais abrangente, a empresa acredita que a tecnologia poderá ser utilizada em várias ferramentas online da Microsoft. A empresa, entretanto, quer que seja utilizado apenas onde faça algum sentido. uma vez que o plano não é simplesmente copiar as experiências desktop e convertê-las para a plataforma online, mas sim transformá-las em algo complementar ao Visual Studio.

O serviço será disponibilizado gratuitamente para equipes com até cinco membros. Os pacotes contarão com cinco contas básicas, e caso as equipes precisem de mais contas, poderão adquirir licenças individuais para o Visual Studio Online Advanced.