Categorias

Microsoft publica antologia gratuita de ficção-científica

A Microsoft convidou um grupo de escritores de ficção-científica para seus laboratórios de pesquisa e mostrou tudo o que a empresa planeja para as próximas décadas.

O resultado desta visita foi uma antologia de contos inspirada no que foi visto: Future Visions: Original Science Fiction Stories Inspired by Microsoft reúne a nata do gênero e está disponível para download gratuito.

A coletânea reúne os trabalhos de Elizabeth Bear, Greg Bear, David Brin, Nancy Kress, Ann Leckie, Jack McDevitt, Seanan McGuire, Robert J. Sawyer e o quadrinista Blue Delliquanti. Todos eles foram convidados para ter acesso às instalações e às equipes do Microsoft Research e cada um escolheu o ramo do desenvolvimento tecnológico que tinha mais interesse.

Entre as áreas de pesquisa visitadas pelos escritores, estão computação quântica, análise de previsões, redes neurais profundas, aprendizado de máquina, teleporte virtual e computação emocional. Os visitantes puderam conversar com os pesquisadores, fazer notas e tirar dúvidas sobre os rumos das pesquisas.

future-visions

O resultado desta viagem por um futuro provável pode ser conferido nesse ebook de 239 páginas que mistura ficção-científica com aquilo que pode e deve se tornar cotidiano em breve.

Nas palavras de Harry Shum, vice-presidente executivo de Tecnologia e Pesquisa da Microsoft, “impulsionados tanto pela ciência quanto pela ficção-científica de nossos tempos, minha geração de pesquisadores e engenheiros cresceu para perguntar o que aconteceria se e o que vem agora? Hoje – anos e anos depois – nós percebemos que estamos realizando muito do que sonhávamos como garotos”.

Future Visions: Original Science Fiction Stories Inspired by Microsoft pode ser baixado de graça (em inglês) através de lojas parceiras da Microsoft: