Windows 10
Categorias

Microsoft revela as edições do Windows 10

O Windows 10 pode ser o último sistema operacional da Microsoft, mas não será único. A empresa anunciou hoje um total de sete versões diferentes do Windows 10.

1) Windows 10 Home: esta será a versão mais comum do Windows 10 no mercado, focada no consumidor final, esteja ele no desktop ou em um tablet. As principais funcionalidades já reveladas do sistema operacional até agora estarão disponíveis nesta versão: Cortana, o navegador Microsoft Edge, o sistema de reconhecimento de face Windows Hello, todos os aplicativos da família Windows e integração com o Xbox One.

2) Windows 10 Mobile: desenvolvido especificamente para entregar a melhor experiência Windows 10 possível para dispositivos móveis focados em interface de toque. Todos os aplicativos das outras versões também serão compatíveis e a loja será universal.

3) Windows 10 Pro: voltada para o consumidor mais profissional, traz todas as vantagens da versão Home mais algumas funcionalidades extras que podem ser benéficas para pequenas empresas, como maior segurança, integração com nuvem e interação com plataformas móveis. Usuários terão acesso a uma versão exclusiva do Windows Update, batizada de Windows Update for Business, que irá oferecer mais velocidade, maior controle e menor custo de manutenção para quem precisa manter atualizado um grande quadro de instalações.

4) Windows 10 Enterprise: é a evolução da versão Pro, voltada para grandes empresas. Traz as mesmas vantagens da versão mais modesta mas é construída desde o princípio para atender às necessidades crescentes de segurança de usuários corporativos. Como de costume, essa é a versão que permite licenciamento de grandes volumes e mais opções de suporte específico e continuado para sua implantação e manutenção.

5) Windows 10 Education: é idêntica à versão Enterprise, mas com um modelo diferenciado de licenciamento, voltado para instituições educacionais e com custo reduzido.

6) Windows 10 Mobile Enterprise: é similar à versão Mobile, mas focada para o usuário corporativo que precisa de um escalonamento maior para licenciamento, implantação, segurança e suporte.

7) Windows 10 IoT Core: é uma ramificação do Mobile Enterprise, destinada a dispositivos dedicados como caixas automáticos, pontos de venda, terminais e robôs. O objetivo é oferecer um sistema operacional com o mínimo necessário e econômico, mas estável, robusto e seguro.

O Windows 10 estará disponível no final deste ano em 190 países e 111 línguas. No momento, a Microsoft realiza os ajustes finais no sistema, com a ajuda de 3,9 milhões de usuários beta do programa Windows Insider, que oferecem feedback sobre o estado do sistema atualmente.