Categorias

Microsoft também tem projeto de realidade virtual?

Com o já conhecido Oculus Rift em desenvolvimento há longa data e o recém-revelado Projeto Morpheus da Sony, talvez você esteja se perguntando: “e a Microsoft?”. A empresa do Xbox One também abraçou a realidade virtual e tem um projeto secreto escondido na manga.

De acordo com diversas evidências, a Microsoft estaria desenvolvendo também um headset de realidade virtual para ser utilizado em conjunto com seu console. Com o suposto nome de Projeto Fortaleza, o dispositivo estaria programado para ser lançado um ano após a chegada do Xbox One no mercado. Documentos vazados de 2012 já indicavam a existência do produto.

O Wall Street Journal publicou ontem uma matéria reaquecendo as especulações. Apesar de pouca informação concreta, segundo o jornal o dispositivo foi criado para ampliar “um conjunto de experiências únicas para os produtos da linha Xbox”.

Documentos vazados com um roadmap do lançamento do Xbox One dão conta de um dispositivo similar ao Google Glass, chamado de Projeto Fortaleza. O dispositivo inicialmente teria conexão Wi-Fi, mas, a partir de 2015, com conexão 3G, seria capaz de levar a experiência de uso do console para qualquer lugar, através de realidade aumentada.

xboxglasses

Se lembrarmos que o Kinect, sistema de comando do console por movimento do usuário, foi batizado inicialmente de Projeto Natal em homenagem à cidade brasileira, não seria de se estranhar que outro produto da mesma linha seguisse um padrão de nomenclatura interno.

Em Agosto do ano passado, foi descoberto que a Microsoft registrou a patente de um sistema de controle de partidas multijogador a partir de uma tela montada na cabeça no usuário.

Até que a Microsoft se manifeste oficialmente sobre o assunto, só é possível especular sobre a existência de um dispositivo para realidade virtual, um óculos para realidade ampliada, ambos ou nenhum deles.