Categorias

Microsoft vai usar Minecraft como campo de teste para Inteligência Artificial

A Microsoft Research anunciou o desenvolvimento de uma plataforma que irá utilizar o mundo virtual de Minecraft para montar, desenvolver e testar sistemas de aprendizado para Inteligência Artificial.

Desenvolvida na Microsoft Cambridge e batizada de AIX, a plataforma estará disponível em um regime de open source ainda esse semestre.

Segundo o comunicado oficial, ela “permite que cientistas de computação usem o mundo de Minecraft como um campo de teste para conduzir pesquisas destinadas a aperfeiçoar a inteligência artificial”. A AIX foi ideia da pesquisadora Katja Hofmann, do grupo de Aprendizado de Máquina e Percepção da Microsoft, que estava frustrada pelas limitações de outras plataformas de pesquisa que utilizavam jogos mais simples para o desenvolvimento de inteligência artificial.

Para Hofmann, “Minecraft é a plataforma perfeita para este tipo de pesquisa porque é um mundo muito aberto. Você pode fazer o modo de sobrevivência, você pode fazer ‘build battles’ com seus amigos, você pode percorrer percursos, você pode implementar seus próprios jogos. Isso é realmente fascinante para inteligência artificial porque isso nos permite criar jogos que vão além da capacidade atual”.

minecraft-home-sweet-home

Um dos grupos envolvidos na pesquisa, do laboratório de Nova York da Microsoft Research, cita o exemplo de subir uma colina em Minecraft até o seu ponto mais alto. O sistema precisa entender quais são os fatores importantes para atingir seu objetivo, como é o ambiente que o circunda e o que é irrelevante para concluir sua missão. Os pesquisadores não irão ensinar ao modelo sobre o perigo da lava ou o risco de afundar em um rio.

A pesquisa não visa desenvolver um robô capaz de executar uma função em específica, mas criar uma inteligência realmente capaz de apreender o mundo ao seu redor, tirar conclusões e aprender a melhor forma de executar essa função. Através de tentativa e erro, como um humano faria, a inteligência artificial irá descobrir as regras internas desse mundo que habita.

A plataforma AIXC consiste em um mod para a versão Java do jogo, além de códigos e documentação para ajudar os desenvolvedores a criarem seus próprios agentes de Inteligência Artificial capazes de interagir dentro de Minecraft. O AIX será compatível com Windows, Linux e Mac OS e os desenvolvedores poderão criar seus projetos com qualquer linguagem de programação.