Categorias

Mozilla abre Social API para desenvolvedores na versão beta do Firefox 23

Com o lançamento da primeira versão beta do Firefox 23 a Mozilla não apenas apresentou uma nova logo, mas também abriu a Social API para desenvolvedores. Esse recurso permite que sejam criadas novas formas de interação para os usuários lidarem com seus aplicativos favoritos, notificações e barras de ferramentas no browser. Com isso, a Mozilla incluiu também um painel de compartilhamento.

A Mozilla estreou esse recurso no Firefox 17, em parceria com o Facebook. Desde então, incluiu uma série de parceiros, como Cliqz, Mixi e msnNOW.

Entre as novidades, Mozilla apresentou nova logo para o Firefox

Todos esses serviços incluíram uma pequena e persistente barra lateral às janelas do browser. A Mozilla acredita que as redes sociais, os apps de produtividade para web e outras experiências web baseadas em recursos de aparelhos desktop mudaram a forma como nós usamos os browsers.

É importante notar que a Mozilla ainda não encontrou uma solução para utilizar múltiplos serviços que dependem simultaneamente da Social API. Você pode rodar vários apps que utilizem a Social API, mas apenas um será exibido na barra lateral. Isso é algo que os designers ainda precisam resolver, especialmente agora que mais desenvolvedores irão utilizar o recurso.

E um outro recurso incluído pela Mozilla que será bastante apreciado pelos desenvolvedores é a inclusão de um novo Network Monitor na versão beta. A empresa afirma que essa é apenas uma versão “inicial” do recurso, mas aponta que já está “muito funcional”.