Categorias

Mozilla disponibiliza simulador do Firefox OS

Mozilla disponibiliza simulador do Boot 2 Gecko

O sistema operacional da Mozilla, conhecido tanto como Firefox OS quanto como Boot 2 Gecko, já está caminhando para a fase de desenvolvimento de aplicativos. A companhia já liberou o sistema para ser instalado em alguns dispositivos, e lançou ontem um simulador do Firefox OS. Esse simulador, ainda experimental, consiste de um add-on que roda no Windows, Linux e Mac.

Uma vez instalado, o simulador vai se atualizar automaticamente com as alterações feitas no Boot 2 Gecko, logo, os desenvolvedores que quiserem começar a trabalhar em apps para o novo sistema não precisam se preocupar em estar trabalhando em uma versão antiga. Conforme a equipe do Firefox OS anunciou hoje, “o simulador do Firefox OS é a maneira mais fácil de experimentar os aplicativos do sistema e verificar como eles vão ficar, antes de colocarem eles no mercado”.

De acordo com a Mozilla, ao contrário de outros simuladores, esse não cria uma máquina virtual. Ao invés disso, o add-on, basicamente, traz o Boot 2 Gecko Desktop – uma versão desktop do sistema – para o navegador. A Mozilla lançou em outubro um simulador para celulares, mas o projeto ainda era considerado muito experimental.

A Mozilla espera lançar a versão 1.0 do simulador em breve (a versão lançada ontem é a 0.7). O objetivo principal com a versão 1.0 é fazer com que seja mais fácil instalar e executar os aplicativos em desenvolvimento no Boot 2 Gecko.