Categorias

Mozilla totalmente nas mãos do Google

Relatório financeiro divulgado pela Mozilla ontem revelou que o Google é responsável por 90,2% do faturamento da empresa. É um crescimento preocupante em relação aos 84% ocupados pelo Google na contabilidade da Mozilla em 2010.

Pagamentos oriundos do Google totalizaram cerca de US$275 milhões de dólares para a Mozilla, uma grossa fatia do faturamento de US$305 milhões reportados. Apesar do navegador Firefox ter suporte a outros mecanismos de busca, o Google continua sendo a opção padrão para os usuários, o que justificaria o contrato entre as duas empresas.

Em 2011, o acordo anterior chegou ao fim e o futuro da Mozilla permaneceu incerto por algumas semanas, até o contrato com o Google ser renovado por três anos por uma cifra ainda maior. Apesar do gigante das buscas também controlar o navegador Chrome, atual líder do mercado, a perspectiva de perder posicionamento no Firefox para os concorrentes Bing e Yahoo forçou o Google a manter o acordo com a Mozilla.

firefox-google

Estima-se que cerca de 18% do faturamento do próprio Google venha dos resultados de busca iniciados a partir do Firefox, o que tornaria a relação lucrativa para ambos os lados. Ainda assim, a dependência da Mozilla para uma empresa rival preocupa os analistas. Segundo J.P. Gownder, da Forrester, a influência da Mozilla “está diminuindo”.

Todo mês de Novembro, a fundação Mozilla publica as contas do ano anterior. O relatório referente a 2012 está disponível na íntegra em: Independent Auditors’ Report and Consolidated Financial Statements (PDF).