Categorias

Netflix revela: Brasil tem uma das piores conexões do mundo

Presente em 41 países, a Netflix constatou o que ninguém queria ouvir: o Brasil tem uma das piores conexões do mundo.

Um levantamento realizado pelo serviço de streaming revelou que, em termos de qualidade de acesso, o país aparece no 33° lugar, ficando espremido entre os dez piores do ranking global.

Para chegar a esse resultado, a Netflix analisou apenas o consumo de vídeos em sua própria plataforma, no horário nobre, ao longo do mês de Agosto. Com velocidade média de 2,57 megabits (Mbps), a internet registrada no Brasil só ganha das conexões de Colômbia, Peru, Argentina, Equador, Jamaica, Costa Rica, Filipinas e Índia. Em contraste, na Suíça, o usuário de Netflix consegue usufruir de uma velocidade média de acesso de 3,99 Mbps.

Esse tipo de levantamento é importante para a empresa, cuja arquitetura de serviço over-the-top depende da infraestrutura de conexão já existente. Não por acaso, os dados da Netflix também avaliaram as melhores operadoras, com a Tim se destacando na frente no período com velocidade de 3,09 Mbps. Essa boa performance pode ser uma das explicações para a anunciada parceria entre o serviço de streaming e a operadora.

No ranking das operadoras de banda larga, a Net Vírtua, que foi líder no mês anterior, vem em segundo lugar, com um desempenho de velocidade de 2,99 Mbps, seguida pela GVT (2,83 Mbps) e Algar (2,24 Mbps). Na quinta posição, houve um empate técnico entre Vivo e Oi, com ambas registrando uma velocidade de 1,94 Mbps durante o mês de Agosto.