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Ninguém mais pode ignorar a força dos blogs

O jornalismo acordou para o poder dos blogs e a maioria dos grandes jornais abriu espaço para suas equipes editoriais. Agências procuram formatos e ações adequados. Vem mais por aí.

Por Darcio Vilela

Confesso, me viciei. A coisa começou aos poucos, tímida. Usava meu tempo livre para pesquisar e achar coisas interessantes. Um trabalho de garimpagem mesmo.

Atualmente posso me considerar um assíduo leitor de blogs mas apenas esses dias parei para fazer uma contagem: já são mais de vinte endereços mapeados como favoritos ou com links RSS direto para meu software de e-mail. Leio todos os dias.

Tem de tudo que é assunto: cinema, música, política, tecnologia, gastronomia, viagens… É impressionante a quantidade de informações que pode se tirar dessas fontes “não oficiais” e que até pouco tempo nem existiam.

No início eram como diários virtuais. Bons pra encurtar a distância e amenizar a saudade de amigos que estavam longe, participar um pouco do que faziam. Aos poucos fomos descobrindo que poderia ser muito mais do que isso.

Hoje mesmo li que iniciou no Reino Unido um projeto de superblog onde qualquer pessoa poderá postar suas impressões e comentários sobre o cotidiano e acontecimentos corriqueiros. A proposta do projeto é documentar para o futuro um panorama de como era a vida e o dia-a-dia das pessoas nesse século. Ou seja, a coisa passou de um caráter mais íntimo e pessoal para uma nova forma de comunicação: coletiva e muito participativa.

É notória a agilidade de informação que os blogs proporcionam. Por não estarem vinculados operacionalmente a um padrão editorial de nenhum veículo e seus departamentos de produção de conteúdo, é fácil perceber como o uso dos blogs como ferramenta de informação e divulgação tem crescido.

A facilidade de publicação de conteúdo a partir de qualquer computador com conexão abre perspectivas nunca vistas para divulgação de uma idéia, uma experiência ou o que mais se desejar. Claro que é importante dizer que é fundamental pesquisar; existe muita coisa na rede que não pode ser digna de crédito, mas é inegável reconhecer o poder e a influência crescente desse meio.

Além da facilidade, do dinamismo de publicação e o caráter sempre “fresco” dos posts é sempre muito gratificante acompanhar o retorno e a participação dos leitores. São trocas de idéias valiosas e muitas vezes enriquecedoras que complementam o artigo inicial, acrescentam novos pontos de vista, novas dicas… enfim, contribuem muito para que os blogs como ferramenta de compartilhamento de idéias tenha caído tanto no gosto dos usuários da rede. Ele representa a democratização das idéias e o poder de divulgação a qualquer um.

O jornalismo já acordou para o poder dos blogs e a maioria dos grandes jornais tratou de “profissionalizar” o meio, disponibilizando espaços para articulistas de suas equipes editoriais. Departamentos de mídia de agências também investem no potencial desse canal e vêm adaptando formatos e ações a essa realidade.

Com certeza vem mais por aí. Ferramentas melhores, com mais funcionalidades e gratuitas vão surgir aproximando pessoas e disseminando informações. A integração cada vez maior com vídeo, aúdio e outros formatos torna mais rica a experiência.

Olhando hoje é engraçado pensar em como conseguimos ficar tanto tempo dependentes do padrão, da boa vontade e dos interesses dos canais de comunicação “oficiais”.

Com informações de Webinsider.