Categorias

Nintendo finalmente confirma: Aplicativos para smartphones estão chegando

Depois de muitos rumores, confirmações de que nada estava acontecendo, a Nintendo decidiu voltar atrás e afirmou que, embora mantenha sua estratégia de deixar seus jogos exclusivos para seus próprios consoles, tem planos para utilizar smartphones e tablets para impulsionar novos usuários para seus hardwares.

Em uma entrevista sobre números de investidores nessa quarta-feira (29), o CEO e presidente da gigante, Satoru Iwata, disse que a Nintendo vai usar dispositivos inteligentes para “fazer conexões com os clientes”, embora tenha descartado que irá lançar jogos já existentes para essas plataformas.

Sem entrar em muitos detalhes, Iwata disse que apps de “serviços” serão lançados neste ano. Iwata reconheceu também que dispositivos móveis proporcionam experiências melhores do que o próprio hardware da Nintendo para determinados recursos não relacionados com jogos, e que, com isso, a empresa vai se concentrar em usá-los para esses fins.

"Quando você se adapta muito, perde o que é único em você mesmo"
“Quando você se adapta muito, perde o que é único em você mesmo”, disse Iwata

Iwata afirmou que a Nintendo vai permanecer no negócio de hardware com consoles de jogos tradicionais como a parte principal de sua estratégia. “Nós não somos pessimistas sobre o futuro das plataformas de videogames dedicados”, disse ele. A Nintendo irá concentrar-se na criação de títulos para o Wii U que fazem melhor uso do GamePad. Mias novidades sobre isso serão anunciadas na feira E3, em junho.

Iwata também anunciou planos misteriosos de fazer da saúde e “qualidade de vida” os novos focos da Nintendo, após ver sucesso com produtos como o Wii Fit. Enigmaticamente, ele disse que a empresa iria empregar uma “estratégia de salto”, ignorando telefones celulares e tecnologia wearable com outras não-wearable que podem proporcionar experiências ainda não vistas nos consoles da Nintendo.