0 Compartilhamentos 296 Views

Notícias falsas e ataques phishing aumentam ameaças às organizações políticas

31 de janeiro de 2017

Segundo a empresa de segurança Trend Micro cibercriminosos vem se utilizando cada vez mais das redes sociais para espalhar notícias, rumores e hackear organizações políticas.

Foram detectadas ao menos oito campanhas diferentes de ataque de alto perfil contra organizações políticas em países como os Estados Unidos, Alemanha, Ucrânia, Turquia e Montenegro.

“Um partido político é particularmente vulnerável pois devem conseguir se comunicar abertamente com seus membros, imprensa e o público de maneira geral. Com os recentes acontecimentos de 2016, ataques cibernéticos e de espionagem demonstraram o quanto a segurança é importante para as organizações políticas. Essas campanhas não foram realizadas apenas com o objetivo de espionar, mas sim interferir ativamente com processos políticos e influenciar a opinião pública”, alertou a Trend Micro.

No ano passado, o Partido Democrata dos EUA foi supostamente hackeado pelo Pawn Storm, grupo conhecido por vitimar pessoas e organizações que possam ser consideradas como uma ameaça para a Rússia. Segundo a Trend Micro, as atividades desta organização mostram que o principal interesse não é o ganho financeiro e sim as influências externa e interna na geopolítica. Entre Março e Abril de 2016, o mesmo grupo lançou uma campanha agressiva de phishing de credenciais em contas de e-mail corporativo pertencentes ao alto escalão do Partido Democrata dos EUA.

Desde 2014, a Trend Micro monitora os ataques de phishing de credenciais realizados pelo grupo Pawn Storm e, durante este ataque phishing, foi observado que dezenas de políticos, membros da equipe do Comitê Nacional Democrata (DNC), escritores de discurso, analistas de dados, ex-funcionários da campanha de Obama, e até mesmo a equipe da campanha de Hillary Clinton foram alvo.

“Em 2017, vários países europeus vão realizar eleições, incluindo a Bulgária, França, Alemanha, Holanda e Noruega. O que alimenta as hipóteses de que os ataques contra partidos políticos devem continuar”, avisa a Trend Micro. “As organizações políticas e outras organizações de alto perfil devem tomar medidas urgentes para evitar que se tornem as próximas vítimas de ameaças que querem influenciar as eleições e a opinião pública”, completa o comunicado da empresa de segurança.

Carregando...

Você pode se interessar

Como criar um “modo noturno” para seu site
Dicas
4 visualizações
Dicas
4 visualizações

Como criar um “modo noturno” para seu site

Carlos L. A. da Silva - 27 de maio de 2020

Três linhas de código permitem que sua página web troque de estilo em dispositivos com opção habilitada.

Você está aprendendo JavaScript errado
Artigos
6 visualizações
Artigos
6 visualizações

Você está aprendendo JavaScript errado

Carlos L. A. da Silva - 25 de maio de 2020

O que esse desenvolvedor diria para si mesmo mais jovem, quando ainda estava estudando a linguagem.

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)
Notícias
17 visualizações
Notícias
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)

Carlos L. A. da Silva - 22 de maio de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A origem do Zoom
Artigos
17 visualizações
17 visualizações

A origem do Zoom

Carlos L. A. da Silva - 19 de maio de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (15/05)
Notícias
28 visualizações
28 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/05)

Carlos L. A. da Silva - 15 de maio de 2020
Como apagar a pasta Removable Storage Devices da Área de Trabalho
Dicas
18 visualizações
18 visualizações