Categorias

Nova patente de reconhecimento facial da Apple pode permitir que você desbloqueie e controle seu dispositivo

A Apple recebeu nessa quarta-feira (04) o sinal verde para mais uma de suas patentes: “Controle de dispositivos pessoais usando detecção e reconhecimento de rosto”. Isso pode soar um pouco com a característica de desbloqueio facial do Android, mas, além de executar a função, a tecnologia da Apple também poderá permitir que você mexa no dispositivo usando apenas expressões.

A patente descreve três processos separados que trabalham em conjunto para permitir que você controle um telefone, tablet ou computador: Em primeiro lugar, o seu rosto deve ser localizado pela câmera através de um aplicativo de detecção de rosto. Depois disso, ele deve ser emparelhado com uma imagem do seu rosto usando reconhecimento facial. Em seguida, uma aplicação de controle de entrada/saída permitirá que o seu dispositivo ative determinadas funções.

Patente:  "Controle de dispositivos de computação pessoal usando detecção e reconhecimento facial"
Patente: “Controle de dispositivos de computação pessoal usando detecção e reconhecimento facial”

Assim, além de simplesmente desbloquear o dispositivo, a tecnologia pode proporcionar benefícios de segurança um pouco mais aprimorados. Por exemplo, quando você receber uma chamada, o dispositivo poderá sentir se você está olhando para o seu telefone e exibirá informações, como a identificação de quem está ligando e qualquer outra coisa importante que esteja armazenada em sua lista de contatos. Mas se alguém estiver olhando para o seu telefone, ele deve simplesmente permanecer em branco. O mesmo pode ser feito com notificações de email.

Outro exemplo citado na patente explica que a tecnologia pode ser usada para detectar quando você está na frente do seu computador e aprender o seu comportamento, evitando, por exemplo, que sua tela de descanso ligue aleatoriamente.

A Apple recentemente adquiriu a PrimeSense, empresa que criou o primeiro Kinect. Não está claro se os sensores da PrimeSense irão desempenhar algum papel na nova tecnologia da Maçã.