Categorias

Novidades no PHP 5.3

PHP ainda é a linguagem mais popular na web
O PHP 5.3 esta previsto para ser lançado em abril e traz features que a tornam uma das versões mais aguardas pelos desenvolvedores PHP. Nesse artigo vou listar as principais novidades que foram anunciadas.

Namespaces
Para quem acompanha o desenvolvimento da linguagem, sabe que essa feature é a mais pedida e a mais polemica nas listas de discussão. Originalmente prevista para sair no PHP6, foi adiantada para alegria da galera :). Essa nova versão virá com uma implementação completa de Namespaces, com suporte a autoload e namespaces hierárquicos.

Isso permite aos desenvolvedores organizar melhor o código, evitando conflitos com bibliotecas internas do PHP ou de terceiros e produz um código mais limpo e legível. Essencial para o pessoal que desenvolve frameworks.

No geral esta nova versão é 15% mais rápida. Os itens que se destacam é a otimização do acesso a memória, melhorias no tratamento de exceções e redução das chamadas ao sistema pelos métodos require(_once), include(_once).

Uma das maiores novidades dessa versão é um nova biblioteca para acesso ao Mysql, feita para substituir a atual e desenvolvida pelo próprio pessoal da Mysql especialmente para o PHP.

Entre as vantagens podemos citar:

– Velocidade de acesso aos dados
– Menor consumo de memoria
– Integração com o PHP e não dependência de driver
– Possibilidade de retornar estatísticas, para otimização de performance, infelizmente ainda não existe uma versão para PDO pronta
– Melhorias na classe SPL e adição de novos metodos.
– Adicionada novas funções de manipulação de datas
– Criada a opção de profiling na XSLT
– Um novo HEREDOC chamado NOWDOC que não precisa escapar as variáveis
– Atualizado para o SQLite 3.5.6
– Várias otimizações CGI/FastCGI SAPI
– Novo tipo de erro E_DEPRECATED que indica que o método será removido (Preparando para o PHP6)

Conclusão
Com essa nova versão, a equipe de desenvolvimento do PHP mostra que esta preocupada com o chamado “enterprise ready”, criando features solicitadas pelo mercado e preparando o terreno para o PHP6 que deve desembarcar somente na metade de 2009.

Com informações de PHPZine.