Categorias

Novo CEO do Uber encara o primeiro desafio: reconquistar Londres

Dara Khosrowshahi nem chegou a esquentar a cadeira como novo CEO do Uber e já tem um desafio pela frente: reconquistar a cidade de Londres, depois de ver o uso do aplicativo suspenso na capital inglesa.

Na sexta-feira passada, a Secretaria de Transportes da cidade ((TfL) não renovou a licença de funcionamento da empresa após um período de cinco anos alegando que o Uber “carece de responsabilidade corporativa em relação a um número de questões que tem implicações potenciais na proteção do público e na segurança”.

O próprio Prefeito Sadiq Khan apoiou a decisão: “todas as empresas em Londres devem jogar de acordo com as regras e aderir ao elevado padrão que esperamos – particularmente quando se trata da segurança dos consumidores”. A TfL apontou uma lista de práticas adotadas pelo Uber como o pivô da punição, incluindo a falta de critérios mais rígidos para a afiliação de motoristas, muitos com registros médicos ou mesmo criminais que os tornariam inaptos para a função.

O uso de programas de monitoramento para burlar a fiscalização também foi citado pelo órgão governamental. O infame sistema Greyball ainda causa consternação ao Uber em diversas partes do mundo. Através dele, o Uber era capaz de identificar falsas chamadas solicitadas por fiscais e escapar de flagrantes falhas de regulamentação. A prática foi abolida, mas o constrangimento permaneceu.

O Uber tem até o dia 13 de Outubro para contestar a decisão e voltar a operar normalmente na capital inglesa. Em carta aberta publicada no jornal local Evening Standard, Khosrowshahi revelou que não está disposto a comprar briga com a TfL e admitiu as falhas cometidas no passado: “nós fizemos algumas coisas erradas ao longo do caminho”.

O executivo também pediu desculpas e reafirmou que seu trabalho como CEO é “ajudar o Uber a escrever seu próximo capítulo”. Khosrowshahi reiterou que o Uber irá conduzir seus negócios com “humildade, integridade e paixão”. Para o povo londrino, ele concluiu: “vocês tem meu compromisso que nós iremos trabalhar com Londres para acertar as coisas e manter essa grande cidade global movendo-se com segurança”.