O novo golpe foi identificado pela ESET América Latina, que é uma empresa fornecedora de soluções para segurança da informação, e é realizado através do envio de um email falso.
Esses emails sugerem que o usuário participe de um suposto concurso para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014, realizado por uma grande empresa de tecnologia. A mensagem solicita que o usuário cadastre-se para ser um dos dois mil torcedores premiados.
Ao clicar no suposto link para a promoção, o usuário é levado a uma nova página para se cadastrar. Nela, o internauta tem de preencher dados cadastrais, incluindo informações bancárias, conforme imagem a seguir.
Na prática, todas as informações bancárias são enviadas para o cibercriminoso, que passa a utilizar esses dados para praticar crimes virtuais.
É importante ressaltar que a empresa de tecnologia citada no falso e-mail está promovendo um sorteio real, no qual oferece dois mil ingressos para a Copa do Mundo, o que tem confundido os internautas.
“Esse golpe serve de alerta para os usuários. Com a aproximação da Copa do Mundo e o interesse das pessoas em obter ingressos virtuais, deve ocorrer um aumento no número de golpes online que utilizam o tema da Copa para roubar dados dos internautas”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “A nossa recomendação é que as pessoas só acessem links de e-mails confiáveis, nunca divulguem dados pessoais ou bancários sem ter total certeza do destinatário e sempre verifiquem se estão acessando sites seguros – que comecem por endereços com HTTPS://. Além disso, é importante ter uma solução proativa de segurança instalada no computador e dispositivo móvel e mantê-la sempre atualizada”, complementa.