Categorias

Novo Samba 4 traz alternativa gratuita ao Active Directory

Samba agora com suporte a Active Directory
Com o novo Samba 4.0 lançado ontem agora é possível controlar um domínio Active Directory sem precisar de um servidor rodando Windows. O Samba 4.0 tem suporte a Group Policy, Roaming Profiles, ferramentas administrativas do Windows e ainda se integra com o Exchange.

A criação do suporte a Active Directory demorou dez anos de desenvolvimento e contou com a ajuda direta da própria Microsoft. O Samba Team não apenas teve acesso à documentação oficial dos protocolos do Active Directory como também a teve a interoperabilidade testada exaustivamente por engenheiros da Microsoft.

Esta cooperação da Microsoft foi conquistada a duras penas. Em 2007, foi necessário que uma corte europeia determinasse a abertura dos protocolos do Active Directory para outros desenvolvedores. Atualmente, a postura da empresa está mais aberta para esforços colaborativos. Thomas Pfenning, diretor do desenvolvimento da divisão do Windows Server declarou que a Microsoft tem um compromisso em apoiar a interoperabilidade entre plataformas.

O Samba 4.0 traz um servidor de autenticação Heimdal Kerberos, um servidor de diretório LDAP, um servidor seguro de Dynamic DNS, além do suporte para Active Directory. Mais detalhes podem ser encontrados na página oficial do Samba.