Categorias

NSA analisa cerca de 200 milhões de mensagens de texto por dia

A NSA é capaz de extrair dados , incluindo a localização , contatos e informações de cartão de crédito de um banco de dados enorme de mensagens SMS globais , relata The Guardian .

A Agência de Segurança Nacional dos EUA supostamente recolhe milhões de mensagens de texto de todo o mundo em uma base diária, de acordo com um novo relatório do The Guardian.

Um programa da NSA, de codinome Dishfire, coleta e armazena cerca de 200 milhões de mensagens SMS globais por dia, informou o The Guardian nesta quinta-feira (16), citando documentos fornecer por Edward Snowden. O programa vai além de alvos de vigilância existentes e coleta “praticamente tudo o que puder”, de acordo com o relatório.

A NSA aparentemente extrai informações como “planos de viagens, livros de contato, transações financeiras e muito mais – incluindo [informações] de indivíduos sob nenhuma suspeita de atividade ilegal”, disse o site.

Agência tem acesso a informações enviadas através de mensagens
Agência tem acesso a informações enviadas através de mensagens

A agência de espionagem do Reino Unido, GCHQ, também fez uso do banco de dados de mensagens de texto da NSA para pesquisas “não segmentadas e injustificadas” das comunicações de pessoas no país, de acordo com o relatório.

Além de armazenar mensagens de texto em um banco de dados, a NSA desenvolveu um programa conhecido como “Prefer” que realizou “análises automáticas” nas mensagens. De acordo com o The Guardian, em um dia normal, a NSA foi capaz de extrair diversas informações a partir de mensagens SMS, como:

• Detalhes de 1,6 milhão de travessias de fronteiras por dia, a partir de alertas de rede de roaming
• Mais de 110.000 nomes, a partir de cartões eletrônicos, que também incluiram a capacidade de extrair e salvar imagens
• Mais de 800 mil transações financeiras

Em uma declaração ao The Guardian, um porta-voz da NSA disse que o sistema Dishfire processa e armazena dados recolhidos legalmente. “Como já foi referido anteriormente, a implicação de que a coleção de NSA é arbitrária e irrestrita é falsa”, disse a agência. “As atividades da NSA são focadas e especificamente implantadas contra – e apenas contra – alvos de inteligência estrangeiras legítimos, em resposta a requerimentos inteligentes”, finalizou.

As revelações sobre o Dishfire, bem como um relatório no início desta semana sobre a NSA usando ondas de rádio para acessar computadores offline, certamente estão colocando pressão sobre o presidente Obama sobre possíveis reformas na NSA.

O presidente deve anunciar mudanças para a NSA com base nas recomendações de um painel consultivo da agência. O painel propôs normas mais rigorosas para pesquisas de dados da NSA e que uma terceira parte seja responsável por armazenar registros telefônicos obtidos pela agência.