Categorias

Número de linhas de telefonia móvel em queda no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou no início da semana os novos dados da telefonia móvel no Brasil e constatou que o número de linhas continua caindo.

O levantamento apontou uma queda de 9% entre Setembro de 2015 e Setembro de 2016, mesmo com a criação de novas linhas no período, e encerrou o mês com 251,03 milhões de linhas ativas no país.

A queda no volume total de linhas disponíveis vem da evasão maciça de usuários de planos pré-pagos. Apenas entre o início de Setembro e o término do mês, a modalidade pré-paga perdeu 1.7 milhão de adeptos no Brasil, acumulando um resultado negativo anual bastante elevado. Com domínio de 69,3% do mercado de telefonia móvel nacional, a redução dos pré-pagos está puxando para baixo as estatísticas do setor. O que tanto as operadoras quanto a Anatel perceberam é que parte dessa base de usuários não está migrando para os planos pós-pagos, como era de se imaginar.

Os planos pós-pagos tiveram uma ligeira alta de 75,9 milhões de linhas ativas em Agosto para 76,6 milhões em Setembro, mas não foi o suficiente para frear a queda dos números no mercado.

Ainda segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a Telefônica Brasil segue na liderança da telefonia móvel no país, com o domínio de 29,28% das contas ativas. Seguindo atrás, vem a Claro, com uma fatia de 25,30% do mercado, registrada em Setembro. A TIM disputa bem de perto a segunda posição, controlando 25,2% das linhas funcionando no Brasil.