Categorias

Número de startups brasileiras cresceu quase 20% nos últimos seis meses

Apesar da crise financeira, a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) revelou que o número de startups nacionais disparou 18.5% nos últimos seis meses.

O número total de empresas no estágio inicial de acordo com os dados da entidade atingiu a marca de 4.151 em 2015, a maioria delas focada em oferecer produtos e serviços para outras empresas.

O estado da federação com a maior concentração de startups é São Paulo, segundo o levantamento da ABStartups. O estado ultrapassou a barreira das mil startups registradas em Agosto do ano passado e fechou 2015 com mil e duzentas empresas, apresentando uma taxa de crescimento maior do que a média nacional.

Para a associação, fatores como alcance de mercado, concentração de capital e investidores favorecem a hegemonia paulista. Em segundo lugar no ranking das startups vem o estado de Minas Gerais, com 356 empresas cadastradas no mesmo período. Logo atrás, o Rio de Janeiro fecha um terceiro lugar com 335 startups.

O segmento de mercado mais representativo das empresas no Brasil é o de aplicativos. Em segundo lugar aparece o setor de educação, acompanhado pelas áreas de mídia, comércio eletrônico e entretenimento, nessa ordem.