Categorias

O Despertar da Força já é recordista de bilheterias

Como já era previsto, Star Wars: O Despertar da Força arrebatou multidões para seu final de semana de estreia e bateu recordes de bilheteria nos Estados Unidos e no mundo.

Em solo americano e canadense, o filme conquistou a maior abertura da História do cinema, com cerca de 238 milhões de dólares de faturamento, superando os 208 milhões arrecadados por Jurassic World em Junho.

O sétimo capítulo da saga espacial só não conseguiu a maior bilheteria mundial para o final de semana de lançamento, mas foi por pouco. O filme faturou aproximadamente 517 milhões de dólares juntando todos os países em que estreou, ficando atrás de Jurassic World, que manteve o recorde com 525 milhões. Entretanto, O Despertar da Força não teve estreia simultânea na China, onde só chegará aos cinemas a partir de 9 de Janeiro.

Além destas marcas, a produção da Disney também é o primeiro filme em mais de um século de cinema a arrecadar mais de 100 milhões de dólares em um único dia, atingindo 120 milhões de dólares de vendas e quase triplicando o recorde anterior, que pertencia ao capítulo final da série Harry Potter, que atingiu um pico de 43.5 milhões de dólares de vendas no mesmo dia em 2011.

A estimativa dos analistas é que Star Wars: O Despertar da Força renda mais de 2 bilhões de dólares para seu estúdio, apenas em ingressos vendidos, sem contar merchandising, lançamento para o mercado digital e DVD/Blu-Ray. O primeiro filme da nova trilogia já deverá recuperar facilmente metade dos 4.1 bilhões de dólares investidos pela Disney na compra dos direitos da franquia de seu criador, George Lucas, em 2012.