Oculus Rift
Categorias

Oculus Rift agora pode rodar em PCs mais modestos

Se você ficou assustado quando os requisitos de sistema para o Oculus Rift foram divulgados (bem como pelo preço alto do dispositivo de realidade virtual), fique um pouco mais tranquilo: novidades bem interessantes foram divulgadas, as quais permitirão que o dispositivo seja utilizado por usuários donos de máquinas mais modestas.

Através de uma nova tecnologia de interpolação de quadros lançada pela empresa, chamada “Asynchronous Spacewarp” (ASW), a exigência de um hardware capaz de rodar os jogos a 90 frames por segundo foi um pouco “relaxada”, digamos: agora, o hardware deve ser capaz de executar os títulos a “apenas” 45 quadros por segundo.

Ou seja, PCs mais modestos, equipados com placas de vídeo menos poderosas, serão capazes de utilizar o dispositivo, embora a empresa por ele responsável continue recomendando as especificações anteriormente divulgadas. Ela também continua recomendando aos desenvolvedores que almejem sempre a otimização de seus títulos para que eles rodem suavemente a 90 frames por segundo.

Oculus Rift

A tecnologia “Asynchronous Spacewarp”, que possibilita a nova “mágica”, está disponível para placas AMD da série RX 400 e também para placas da Nvidia das séries 900 e 1000, o que indica que, teoricamente, o Oculus Rift seria capaz de rodar até mesmo em uma GTX 960 ou em uma GTX 950, por exemplo.

Vale lembrar que anteriormente era solicitado que os computadores fossem equipados no mínimo com uma Nvidia GTX 970 ou com uma ADM Radeon 290.