Categorias

OpenXML não é aprovado na ISO

O formato OpenXML, desenvolvido pela Microsoft, não obteve os votos necessários na ISO.

A ISO (International Standarization for Organization) é a entidade internacional que chancela ou não novos formatos de arquivos e mídia e pode torná-los um padrão internacional. As normas da ISO influenciam decisões de governos e empresas sobre quais tecnologias adotar.

Esta semana, terminou um longo processo de análise do formato OpenXML, que a Microsoft apresenta como alternativa ao ODF, adotado por comunidades Linux e outros grupos desenvolvedores de software.

Na votação, a Microsoft obteve significativo apoio dos votantes, mas não o suficiente para tornar o OpenXML um padrão aprovado pela ISO. Participaram da discussão sobre o OpenXML organismos de 104 países. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) representou o Brasil.

Desde países, 53 votaram a favor do OpenXML e outros 26 votaram contra. Os demais membros que participaram dos debates ou não enviaram seus votos ou enviaram voto de abstenção.

Pelos critérios da ISO, é preciso que um formato receba “sim” de 2/3 dos votantes e não receba negativas superiores a 1/4 dos votantes. Por este critério, então, o OpenXML foi rejeitado.

Em nota, a Microsoft lembrou que obteve forte apoio entre os países que manifestaram voto (74% entre as associações que manifestaram opinião) e que avaliará os comentários feitos pelos países que votaram não.

A ABNT, por exemplo, encaminhou voto de “não com comentários”, o que significa que a associação admite votar sim no futuro, desde que os comentários sejam atendidos.

Segundo o site da ISO, em fevereiro de 2008 uma reunião será feita na Suíça para tentar encontrar pontos em comum entre todos os comentários feitos pelos organismos votantes. A expectativa é que, a partir desde encontro, apareçam sugestões de modificação no padrão para que, eventualmente, ele seja aprovado pela ISO numa nova votação.

Com informações de INFO Online.