Categorias

Oracle compra a operadora de DNS Dyn

A Oracle anunciou nessa segunda-feira a compra da operadora de DNS Dyn por uma quantia não determinada.

A Dyn é uma das maiores empresas do setor nos Estados Unidos, responsável por uma fatia considerável da infraestrutura da internet e se tornou famosa após se tornar alvo de um dos maiores ataques DDoS da História.

Mas a compra pela Oracle não tem qualquer relação com o incidente acontecido no mês passado e sim com a estratégia da Oracle em montar uma estrutura de computação nas nuvens para competir em pé de igualdade contra a Microsoft, a Amazon ou o Google, em Infraestrutura-como-Serviço (IaaS) e Platforma-como-Serviço (PaaS). A empresa está de olho na capacidade técnica da Dyn de “comandar 40 bilhões de decisões de otimização de tráfico diariamente para mais de 3500 clientes corporativos”, conforme afirmou no anúncio da compra.

“A Oracle já oferece IaaS e PaaS de nível empresarial para empresas construindo e rodando aplicações de internet e serviços de nuvem”, explicou Thomas Kurian, Presidente de Desenvolvimento de Produto da Oracle, em um comunicado. “O DNS global e imensamente escalável da Dyn é um componente central crítico e uma extensão natural para nossa plataforma de computação na nuvem”, completou o executivo.

Para Kyle York, CSO da Dyn, “os clientes de nuvem da Oracle terão acesso único a informações de performance de internet que irão ajudá-los a otimizar custos de infraestrutura, maximizar o faturamento de aplicações e websites, e gerenciar riscos”. O executivo revelou também que sua equipe está “entusiasmada de se juntar à Oracle e trazer ainda mais valor para nossos clientes como parte da plataforma de computação da nuvem da Oracle”.

Embora os valores da transação não tenham sido mencionados pelas partes, especula-se que a compra tenha saído por volta de US$600 milhões para a Oracle. A Dyn por enquanto seguirá operando de forma independente e irá manter seu time de profissionais e sua carteira de clientes. Nenhuma das duas empresas envolvidas fez qualquer menção ao incidente do mês passado.