Categorias

Para combater Google, Yahoo abre buscas para desenvolvedores

A nova API foi apelidada de 'Search Monkeys'
O Yahoo anunciou nesta terça-feira (26/02) que abrirá seu sistema de busca para que desenvolvedores possam modificar as informações apresentadas nas listas de resultados do Yahoo Search.

Um curto anúncio publicado no blog YSearchBlog apresenta a plataforma Open Search que permitirá que desenvolvedores “criem e apresentam resultados de busca da próxima geração” por camadas e funcionalidades boladas no projeto.

“Nosso intento é claro – dar aos usuários resultados mais ricos e úteis para que possam completar suas tarefas de maneira mais eficiente”, afirma Vish Makhijani, vice-presidente sênior do Yahoo Search.

Pela plataforma, responsáveis por sites poderão fornecer informações antes escondidas em suas páginas, como rankings, telefones e fotos, para que o Yahoo reproduza na sua lista de resultados.

O buscador cita o exemplo do serviço de restaurantes Yelp que, ao invés de texto, traz um resultado com imagem, direções e links. Para tanto, o Yahoo pedirá que interessados enviem informações para que a tecnologia Machined Learned Ranking monte os resultados.

Não está claro se a abertura do sistema de busca do Yahoo permitirá, assim como o Search Wikia, da empresa responsável pela enciclopédia Wikipedia, que usuários mexam na classificação dos resultados.

Caso prefiram, usuários poderão continuar usando a versão tradicional do Yahoo Search quando a Open Search Plataform começar a ser testada amplamente. O buscador não revelou data para tanto.

“Acreditamos que combinar uma plataforma aberta e gratuita com conteúdo estruturado e semântico da web é uma vitória clara para todos os envolvidos – donos de sites, o Yahoo e, mais importantes, nossos usuários”, continua Makhijani.

Yahoo Buzz

Junto à Open Seach Plataform, o Yahoo anunciou também seu novo serviço Buzz, em que usuários poderão indicar conteúdos, como textos, fotos e vídeos, do portal e de fontes externas, sejam elas da Grande Mídia ou de blogs.

Em um sistema similar ao Digg, o Yahoo Buzz medirá votos dos consumidores e padrões de buscas para identificar notícias com alto potencial que poderão ilustrar a página inicial do Yahoo.

Na sua primeira etapa de Beta, o Yahoo Buzz terá conteúdo de quase 100 fontes de conteúdo, de revistas grandes como a Wired e blogs influentes. Segundo o Yahoo, blogueiros e editores interessados na iniciativa poderão se cadastrar para serem incluídos no Buzz.

Com informações de IDGNOW.