Categorias

Para Diretor da Samsung no Brasil, o país já está preparado para realizar pagamentos por celular

Se você sonha com o dia em que será possível aposentar o cartão de crédito e utilizar o celular para fazer suas compras, esse dia está bem próximo da realidade brasileira.

Quem garante essa mudança é Roberto Soboll, diretor sênior de smartphones na Samsung Brasil. Em entrevista para a revista Exame, o executivo afirmou que os cartões de crédito estão com os dias contados.

“O Brasil já usa a tecnologia de smartphones como o Primeiro Mundo”, afirmou Soboll. Ele revelou que a grande maioria dos terminais de pagamento eletrônico já oferecem suporte para o NFC, o protocolo de comunicação utilizado em pagamento móvel em outros países. A afirmação do executivo bate com os dados levantados recentemente pela Cielo que identificaram a presença do NFC em 70% dos pontos de venda no país que utilizam sua rede.

A Samsung possui uma solução para pagamento móvel chamada de Samsung Pay e que é a principal concorrente da Apple Pay. Por enquanto tanto o serviço do iPhone quanto seu concorrente  continuam sem previsão de chegada ao Brasil.

Para Soboll, falta pouco para a implantação. Ele destacou que o país tem uma base instalada de smartphones muito grande e que a rede de pagamentos eletrônicos é avançada o bastante para absorver a tecnologia. Mas ressalta que o pagamento móvel precisa ter a aceitação popular para substituir outros modelos de pagamento: “tem que ser simples. A sua mãe tem que ser capaz de usar, ou seja, não pode ser algo restrito para quem tem intimidade com tecnologia”.

Enquanto Samsung e Apple ainda preparam o terreno, o Banco do Brasil tomou a iniciativa em Agosto e lançou um serviço similar. O Ourocard-e permite que o usuário utilize seu smartphone para realizar pagamentos em estabelecimentos credenciados usando o protocolo NFC.