Categorias

PCs completamente atualizados são raros

Atualizações importantes não estão sendo feitas
Uma pequena minoria de usuários de Windows mantém seus programas de PC completamente atualizados, segundo análises recentemente divulgadas da firma de segurança Secunia.

Segundo o site The Register, os dados foram baseados em resultados de varreduras de 20.009 computadores de usuários que instalaram uma ferramenta gratuita de inspeção lançada pela firma, e destes apenas 5% mantém seus PCs em segurança.

Em maio de 2007, uma análise da empresa apontou que 28% de todos os aplicativos detectados em computadores de usuários estavam inseguros. Em dezembro, outra pesquisa divulgada mostrou que um em cada cinco aplicativos estava desatualizado, conforme pode ser lido no blog oficial da Secunia.

Nos mais de 20 mil computadores analisados foi verificado um total de 1.788.832 softwares. De todas as máquinas, apenas 4,54% estavam completamente seguras, enquanto 27,83% possuíam até cinco aplicativos desatualizados. O número de usuários com seis a dez softwares desatualizados foi mais baixo, 25,69%; enquanto um surpreendente número (41,94%) representou os usuários com mais de 11 softwares inseguros.

A Secunia informou que a estimativa é otimista e os números reais podem ser bem piores por dois motivos: usuários que instalaram o software da companhia estão preocupados com a segurança de suas máquinas e os dados registrados, e parte dos usuários podem ter rodado o software após instalarem todas as atualizações para receber um histórico de sistema limpo, o que falsearia as estatísticas.

A companhia explicou que atualmente mais de 200 mil usuários possuem a ferramenta Secunia PSI instalada em seus computadores. Com esta ferramenta, usuários são alertados sempre que um programa possuir uma atualização de segurança que não tiver sido instalada pelo usuário. “Atualizar um PC é tão importante quanto rodar um antivírus e um firewall pessoal”, alertou Thomas Kristensen, CTO da Secunia.

Com informações de Geek.