Categorias

Pesquisa: Gingerbread tem maior taxa de falhas do Android, enquanto 7.1 é a versão mais estável do iOS

Crittercism, uma companhia de monitoramento de desempenho norte-americana, acaba de anunciar seu primeiro relatório voltado para smartphones. A empresa utilizou dados de cerca de bilhão de usuários ativos mensais para mostrar uma variedade de métricas de desempenho de dispositivos e seus sistemas.

O relatório constatou que o Gingerbread tem a maior taxa de falhas e bugs do Android, com 1,7%. Isso é mais do que o dobro do KitKat, Ice Cream Sandwich e Jelly Bean, todos os quais têm uma taxa de acidentes de cerca de 0,7%. Já o iOS 7.1 tem uma taxa de quedas de 1,6%, bem inferior ao iOS 7.0 (que tem 2,1%) e ao iOS 6 (2,5%).

Isto significa que um grande número de usuários móveis estão usando seus smartphones com performances ruins. De acordo com a atualização mais recente do Google, 19% dos usuários do Android ainda estão presos no Gingerbread, com 62% já usando o Jelly Bean e 15,2% escolhendo o Ice Cream Sandwich.

Versões desatualizadas do Android e iOS têm performances ruins
Versões desatualizadas do Android e iOS têm performances ruins

Para o iOS, os números mais recentes mostram que o 7 já atingiu a marca de 85%, mas ainda não há nenhuma análise de como a versão 7.1 está sendo adotada. Enquanto isso, o iOS 6 está em 12%.

Em termos de dispositivos, o iPhone 5 é o que trava menos, enquanto a Samsung leva o primeiro lugar em termos de estabilidade, tanto para telefones quanto para tablets, do Android. Nenhum dispositivo específico foi nomeado.

O relatório também descobriu que entre apps, jogos tendem a realizar a pior performance, com uma taxa de queda de 4,4%, duas vezes mais em comparação com qualquer outra categoria. Aplicações de fotos e vídeos vêm em segundo lugar com 1,8%, enquanto os de e-commerce são os mais confiáveis​​, tendo uma taxa de queda de apenas 0,4%.

Quanto ao desempenho específico de aplicativos, Twitter, Facebook e Flurry têm os tempos de resposta mais longos, indo de 574 a 750 milissegundos, enquanto o Google Analytics, Cloudfront e AdMob tem os menores: De 237 até 389 milissegundos.