Categorias

Pesquisa: metade dos ídolos da juventude no Brasil são YouTubers

Uma pesquisa inédita realizada no país pela consultoria Provokers para o Google e o Meio & Mensagem constatou o que já se imaginava: a juventude brasileira está nas mãos dos YouTubers.

Batizado de “Os novos influenciadores: quem brilha na tela dos jovens brasileiros”, o levantamento revela que 10 das 20 personalidades mais idolatradas do mundo do vídeo vieram do YouTube.

Para Susana Ayarza, diretora de marketing B2B do Google no Brasil, “a pesquisa aponta a força dessas novas celebridades. Eventualmente, elas ainda não têm um alcance tão forte quanto as da TV, mas geram um engajamento muito intenso”. Confira a listagem abaixo:

pesquisa-celebridades

Apesar de um outro estudo indicar que a audiência da televisão aberta no Brasil finalmente foi inferior à audiência de conteúdo em vídeo produzido na Internet, atores e atrizes que estavam em destaque em produções televisivas no período do levantamento conseguiram entrar no ranking e preencher metade da lista.

Eco Moliterno, diretor-executivo de criação da agência de publicidade Africa, consultado pelo Meio & Mensagem, explicou esse equilíbrio: “a TV ainda tem e terá muito tempo de influência, afinal um horário nobre da Globo atinge pessoas no Brasil inteiro de forma muito rápida”.

O levantamento foi realizado entre Outubro e Novembro de 2015, com mil jovens que tivessem o hábito de consumir conteúdo em vídeo, seja na Internet ou na televisão. Eles foram instruídos a citar espontaneamente o nome de cinco celebridades que brilham nas telas, sejam cinema, TV ou YouTube. Outras personalidades influentes entre os jovens, como atletas, músicos ou políticos não fizeram parte do escopo da pesquisa.