Categorias

Pesquisa: Número de ataques DDoS dobrou em apenas um ano

Para a preocupação de todas as grandes empresas da internet, os ataques de negação de serviço, também conhecidos como DDoS, estão ficando cada vez mais populares. E, segundo uma pesquisa feita pela empresa de segurança Akamai, estão acontecendo duas vezes mais do que no ano passado.

No seu novo estudo “State of the internet Security”, um relatório trimestral com foco em segurança, a Akamai revelou como estava o cenário global de ameaças nos primeiros três meses de 2015.

hackers

A empresa identificou um aumento de 35% no total de ataques DDoS em comparação ao trimestre anterior e, em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento representa mais que o dobro.

Durante os últimos três meses, a liderança entre os países originadores de ataques ficou para a China, seguido da Alemanha, EUA, Itália e Espanha. A Akamai revelou ainda que o Brasil ficou de fora do top 10, mas não disse qual é sua posição.

Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) é uma tentativa maliciosa de derrubar redes, aplicativos baseados na web ou serviços ao desarmar esses recursos com um volume muito alto de dados ou debilitá-los de outra forma.

Um dos mais recentes ataques aconteceu ao GitHub no mês passado: O site da empresa começou a ficar offline depois de receber enormes quantidades de tráfego que vinham de usuários do Baidu. O ataque durou cinco dias e foi classificado pelo GitHub como o maior em sua história.