Categorias

Pesquisa: Vendas de PCs caem 26% no Brasil

O ano de 2014 não foi muito bom para computadores no Brasil. Por aqui foram registrados 10,3 milhões de dispositivos vendidos, o que significa uma queda de 26% em comparação com 2013.

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria IDC Brasil, a queda teve a ver com a Copa do Mundo, eleições e também o alto valor do dólar.

“Tradicionalmente, março é um mês muito positivo para o mercado de PCs, porém o Carnaval adiado fez com que o 1º trimestre fosse muito negativo em vendas”, disse o analista do IDC Brasil, Pedro Hagge.

“As incertezas em relação às eleições e a volatilidade da moeda norte-americana também contribuíram para o mau desempenho em 2014”, completou.

people-with-computers

De acordo com a pesquisa da empresa, foram vendidos 4 milhões de computadores desktop e 6,4 milhões de notebooks.

No quarto trimestre, foram vendidos cerca de 2,7 milhões de PCs, queda de 25% sobre o quarto trimestre de 2013 e alta de 3% na comparação com o terceiro trimestre de 2014.

E parece que nesse ano as coisas não vão melhorar muito: A IDC espera mais uma queda de 3% do mercado. “A alta do dólar vai dificultar a recuperação. Isso já se pode notar nas lojas, onde os produtos estão de 15 a 20% mais caros do que 6 meses atrás”, explicou Hagge.