Categorias

Pesquisadores afirmam que falha no sistema de bitcoins pode levar moeda virtual ao colapso

Pesquisadores afirmam que falha no bitcoin pode levar moeda à ruína
Pesquisadores afirmam que falha no bitcoin pode levar moeda à ruína

Uma falha no sistema de bitcoins foi encontrada por dois cientistas da computação da Universidade de Cornell, em  Nova York. De acordo com Emin Gün Sirer e Ittay Eyal, o problema reside na forma como boa parte das bitcoins são produzidas.

Por se tratar de uma moeda virtual, o bitcoin é obtido através de algorítimos, já que é basicamente um código. Quando a moeda surgiu, em 2009, era possível obtê-las através de um computador, que trabalhava gerando os códigos realizando o processo conhecido como mineração. Hoje, é mais comum comprar bitcoins do que minerá-las.

O algorítimo que produz as bitcoins torna a mineração cada vez mais difícil, já que há um limite de 21 milhões de bitcoins em circulação. Quanto mais perto se chega desse limite, mais poder computacional é necessário para minerar a moeda. Por conta disso, é comum que mineradores se reúnam, para formar redes cada vez maiores e com mais máquinas que trabalhem m paralelo.

Porém, de acordo com os dois pesquisadores, quando uma dessas redes cresce muito, ela passa a controlar mais do que a parte que lhe caberia, o que pode causar um desequilíbrio no sistema.

– Quando se chega a essa ponto, o valor da bitcoin entra em colapso. A moeda passa a ser controlada por uma única entidade. Ela deixa de ser descentralizada. A entidade controladora pode determinar quem participa da mineração e quais transações são efetivadas. Pode até desfazer transações – afirmou Sirer, em seu blog.

Os pesquisadores afirmam ter criado uma solução para atenuar o problema, que, caso seja implementada, vai assegurar que nenhum grupo controle mais de 25% do poder computacional utilizado na mineração. Contudo, eles mesmos sabem que essa solução pode ser pouco eficaz, já que podem existir grupos com mais de 25% desse poder computacional, chegando a até números superiores a 33%.

Apesar disso, várias pessoas contestam os argumentos de Sirer, em seu blog. Os usuários dizem que a falha já era conhecida, mas até hoje não causou nenhum problema prático. A discussão deve se estender até o momento em que outros pesquisadores confirmem ou neguem as afirmações de Sirer e Eyal.

Em um primeiro momento, o mercado não se abalou com as informações dos dois pesquisadores. O bitcoin é negociado hoje por cerca de US$ 250. A moeda apresentou crescimento de 16% na cotação, já que no último domingo o valor de negociação era de US$ 215.