Categorias

Pesquisadores japoneses alertam para furto de digitais através de fotos

Pesquisadores japoneses do National Institute of Informatics (NII) emitiram um alerta para a possibilidade de furto de impressões digitais a partir de fotos de usuários.

Segundo os cientistas, a proliferação de câmeras de alta resolução permite que um criminoso consiga uma cópia exata da digital de sua vítima a partir do popular sinal de “V” feito com os dedos, muito comum em selfies e fotos no Japão.

“Apenas ao fazer casualmente o sinal da paz em frente de uma câmera, impressões digitais podem se tornar amplamente disponíveis”, declarou o pesquisador do NII Isao Echizen para um artigo publicado no jornal Sankei Shimbun. “Impressões digitais podem ser recriadas se os dedos estiverem em foco com uma iluminação forte na foto”, explicou também para um canal de televisão.

japanese-v-sign

Os pesquisadores do NII foram capazes de capturar impressões digitais com fidelidade a partir de fotos tiradas a três metros de distância de seus alvos com uma câmera digital. Mas Echizen alertou que a tecnologia necessária para isso não está restrita aos laboratórios e literalmente qualquer um poderia reproduzir a mesma técnica com os recursos existentes à disposição.

O National Institute of Informatics está no momento estudando uma película protetora com óxido de titânio capaz de bloquear a captura de digitais através de fotos. A camada deveria ser aplicada sobre os dedos do usuário, serviria para ocultar a digital de tentativas de fraude, mas não impediria a autenticação por digital. Entretanto, o NII afirma que ainda precisa de mais dois anos para colocar o produto no mercado.